Image Alt

A magia da babosa

Conheça os benefícios do uso de uma das plantas mais utilizadas em cosméticos no mundo

Não é de hoje que a aloe vera, suculenta espinhosa popularmente conhecida como babosa, chama a atenção por seus benefícios. Poderosa, ela é dona de um sucesso que já atravessa milênios. No total, são mais de seis mil anos de história medicinal sobre o uso da erva de origem africana.

Atualmente, a planta medicinal é muito utilizada por seus benefícios comprovados para tratamento de pele e capilares. Sua utilização, tanto pura quanto na composição de cosméticos, é cada vez mais difundida no Brasil e no mundo.

Benefícios para o organismo

Em sua composição, a aloe vera barbadensis (nome científico) contém bioflavonóides, que conferem ação anti-inflamatória e bactericida. É também fonte de inúmeras vitaminas, como A, B, C e E, minerais e aminoácidos essenciais. Há evidências científicas de que ela age positivamente no sistema imunológico e, até mesmo, como hipoglicêmico, trazendo benefícios para diabéticos. No entanto, no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alerta para o risco do consumo de alimentos com a babosa, por segurança: não há comprovação da segurança na sua ingestão.

Uso tópico

O uso tópico é a forma mais conhecida de manipulação do aloe vera. Há estudos que comprovam sua eficácia no tratamento de feridas e queimaduras, como antioxidante e anti-inflamatório. Além disto, sua resina é infalível para cuidados com os cabelos e a pele.

Nos cosméticos

Há muitos anos, devido às propriedades hidratantes e comprovadas do uso tópico e local, a indústria cosmética manipula o aloe vera como base para produtos de beleza, sejam shampoos e condicionadores, cremes de hidratação capilar ou faciais, removedores de impureza da pele e, até mesmo, antirrugas.

Produtinhos da Inoar

A linha Babosa é um dos lançamentos mais recentes da Inoar. Composta por shampoo e condicionador, ela elimina impurezas e hidrata de forma profunda, evita a queda, auxilia no crescimento saudável, acende o brilho e aumenta a flexibilidade da fibra capilar. Conta com shampoo e condicionador.

Também recém-lançada na Inoar, a Go Vegan Equilíbrio, tem uma porcentagem ainda maior de babosa – como princípio ativo – na sua composição. Conta com shampoo, condicionador e creme de hidratação.

Curiosidade

Você sabia que, no Egito Antigo (aproximadamente 4.000 a.C.) a babosa era utilizada como um tipo de ‘elixir da vida’? De acordo com a literatura, os faraós acrescentavam o gel às suas bebidas, acreditando que isso traria longevidade.

*por Inocência Manoel

Deixe um comentário

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.