Image Alt

Cronograma Capilar: como salvar seus fios em três etapas?

Se você não sabe mais o que fazer para recuperar seus cabelos danificados de tantos procedimentos químicos e danos do dia a dia, a gente indica uma solução: Cronograma Capilar. Já ouviu falar nas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução para os fios? Pois a gente explica tudo isso para você.

A ideia principal do cronograma capilar é recuperar e tratar um fio danificado, respeitando suas particularidades. Pois cada caso é um caso e a única maneira do cabelo tornar-se saudável novamente é dar exatamente o que ele precisa. Ou seja, é preciso identificar se a estrutura do fio necessita de reposição de água, lipídeos ou proteínas.

Após identificar as principais características que os seus cabelos vêm apresentando, é hora de começar o cronograma. E, para isso, o primeiro passo é o planejamento mensal de tratamento. Isso significa colocar no papel a quantidade de vezes que cada etapa do cronograma será realizada durante o mês.

Etapas do Cronograma Capilar

Hidratação

Essa é a etapa mais conhecida do cronograma, sendo capaz de repor a água e nutrientes essenciais que o fio perde no seu cotidiano. Por isso, quando os cabelos estão com aspecto seco e sem brilho, a hidratação é a solução. As máscaras para essa etapa do cronograma são facilmente encontradas. Ela é indicada para todos os tipos de fios, pelo menos, uma vez por semana.

Um cabelo hidratado tem a elasticidade em dia, balanço e está livre do ressecamento. Caso seu cabelo esteja precisando disso, hidratação nele. E alguns componentes presentes nos cosméticos capilares podem ajudar muito nessa etapa, como: D-Pantenol, Manteiga de Oliva, Babosa, Aminoácidos funcionais e Óleo de Coco Extra Virgem.

Nutrição

A etapa de nutrição é capaz repor lipídeos aos cabelos, as famosas gorduras naturais que são produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Elas promovem proteção aos fios. O resultado é um cabelo mais macio, brilhante, flexível e alinhado. Mas é preciso ter cuidado, o excesso de nutrição pode deixar o cabelo oleoso ou ensebado.

Para realizar etapa, basta buscar máscaras ricas em Óleo de Rícino, Óleo de Coco, Óleo de Argan, Óleo de Manga, Óleo de Girassol, Óleo de Abacate, Azeite de Oliva e outros. Óleos são ótimas opções para realizar uma nutrição, no geral, por serem mais gordurosos e transferirem isso para os fios.

Reconstrução

Cabelos quimicamente tratados costumam ficar mais fragilizados, finos e quebradiços. Para reverter essa situação, a etapa de reconstrução do cronograma capilar é a mais indicada. Isso porque ela é capaz restaurar a fibra, repondo proteínas aos fios. O resultado? Cabelos mais resistentes e encorpados.

O componente mais conhecido para essa etapa é a Queratina, a qual já aparece na composição do fio e representa aproximadamente 90% de sua estrutura. Além dela, Colágeno, Creatina, Arginina e Cisteína são ingredientes importantes para produtos de reconstrução.

É importante ter cuidado com a reconstrução. Ela é indicada com intervalo mínimo de 15 dias. Se não, o fio torna-se muito rígido, podendo quebrar.

Cronograma

Necessidade: Hidratação

Se o seu cabelo está precisando de brilho e hidratação, um bom cronograma capilar segue os seguintes passos:

 

Necessidade: Nutrição

Se o seu cabelo está ressecado e sem movimento, um bom cronograma capilar segue os seguintes passos:

Necessidade: Reconstrução

Se o seu cabelo está poroso e quebradiço, um bom cronograma capilar segue os seguintes passos:

Deixe um comentário

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.