Image Alt

Dia da consciência negra: a transição capilar não é apenas estética

Dia da consciência negra: a transição capilar não é apenas estética

O cabelo sempre foi muito mais do que uma parte do nosso corpo. Ele representa muitas coisas pelas quais vivemos e lutamos. É incrível como hoje, podemos mudar e fazer o que quisermos com ele, aliás, defendemos muito essa liberdade de todo mundo ter o direito de se expressar por meio dos seus fios.

Na semana em que comemoramos o dia da consciência negra, celebramos também os cabelos que representam essa cor, essa raça e toda uma história. 

Usar o cabelo natural pode parecer algo simples, mas não é bem assim. Muitas mulheres negras passam boa parte da vida alisando e escondendo os seus cachos. Assumi-los é uma conquista recente.

Os cabelos crespos são maioria no Brasil. Pesquisas apontam que eles representam no mínimo 51,4% da população, chegando ao índice de 70% em outro estudo.

Esses dados somam-se às pesquisas feitas na internet. O Google divulgou recentemente que as buscas por cabelos cacheados superou a procura por cabelos lisos pela primeira vez no Brasil. O crescimento é mais do que expressivo: um aumento de  232%. O interesse por cabelos afro subiu 309% nos últimos anos.

Por que o cabelo afro é símbolo de luta?

Dia 20 de novembro foi a data escolhida para celebrar a Consciência Negra com o intuito de homenagear o líder quilombola Zumbi dos Palmares, considerado um símbolo de resistência na história negra do país. 

A Consciência Negra levanta diversos questionamentos sobre o papel do negro na sociedade e, claro, os padrões estéticos fazem parte dessa pauta. 

Por isso, a transição capilar se tornou um exemplo de empoderamento negro, pois é vista por muitos como uma forma de assumir suas raízes, redescobrindo a sua beleza real e natural. 

Entenda mais sobre transição capilar

A transição capilar é um processo que se tornou muito comum. Porém, poucos sabem o que ela pode significar. Muitas mulheres, voltam a ter sua autoestima elevada, além de ser uma forma de redescoberta.

O termo é dado ao processo que tira qualquer química do cabelo até ele ficar totalmente natural. Isso não é apenas uma mudança estética, mas também uma forma de aceitação e descobrimento pessoal. 

É muito importante lembrar que não é necessário mudar o cabelo para se identificar com alguém ou com alguma coisa. O processo é fundamental para que você se sinta bem consigo mesma. 

Como fazer da transição capilar um processo mais fácil?

Sabemos que o processo de transição capilar pode ser bem complicado, afinal, arrumar um cabelo com a raiz crespa e as pontas lisas pode ser bem exaustivo e desanimador. Porém, alguns produtos podem te auxiliar:

Divine Curls – é a melhor opção para que os seus cachos voltem com tudo. Isso porque sua formulação exclusiva ativa a memória dos fios por horas por conta do ativo extraído da semente do linho dourado e colágeno deixando os cabelos flexíveis e sem frizz.

Resistance Flor de Lótus – promove reparação intensa, maciez e restaura os fios. Sua fórmula conta com flor de lótus e colágeno vegetal. O produto é leve e por isso, é muito indicado para quem usa tranças nesse momento, já que deixa menos resíduos. 

Na fase de transição capilar, é muito importante que você use shampoos mais leves e produtos ricos em colágenos. 

Sempre que lavar os seus cabelos com Resistance Flor de Lótus, secar com secador em temperatura morna.

Agora que você já sabe mais sobre transição capilar e no quanto esse processo vai além da estética, chegou o momento de dar início a uma grande mudança em seus fios.

Gostou do nosso conteúdo? Então siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da INOAR!

Deixe um comentário

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.