Image Alt

O que é uma pirâmide capilar?

Imagine visualizar todas as possibilidades de cuidados capilares em uma espécie de mapa, como um desenho prático de qual etapa de um cronograma os cuidados que você tem com o seu cabelo se encaixam. A pirâmide capilar é exatamente isso: um guia visual que tem como objetivo orientar as pessoas na manutenção de um cabelo saudável.

A Inoar criou esse sistema de visualização para facilitar o encontro de opções de cuidados capilares que devem ser escolhidos de acordo com seu cabelo, associados a bons hábitos e dicas de profissionais. A pirâmide capilar mostra as necessidades dos fios, desde os cuidados diários até os tratamentos mais longos, setorizados dos mais usados, em sua base, e os que precisam de um maior intervalo de tempo, no topo.

Cuidados diários

Alguns cuidados devem estar presentes em nosso dia a dia. Os fios precisam receber proteção e hidratação para que estejam saudáveis e bonitos. Dentre os cuidados diários, estão três principais: lavagem, condicionamento e finalização.

Não há nada pior que cabelos com aspecto sujo. Por isso, a lavagem é tão importante. No mercado, são várias as opções de shampoos para essa etapa. Mas você sabia que existe uma forma ideal de lavar os fios? O massagear ativa a circulação sanguínea, favorecendo o crescimento dos fios de forma saudável. Um enxágue bem feito – com água em temperatura baixa – retira totalmente as substâncias do seu cabelo.

Próxima etapa é o condicionamento para o desembaraço dos fios. Atenção para a quantidade de produto que é utilizada, sempre no comprimento dos cabelos. A retirada de todo o produto é essencial. Para que, assim, exista a finalização com leave-in ou óleos para controlar o frizz e alinhar os fios.

IMPORTANTE: O processo de lavagem está relacionado com as características dos seus cabelos. Assim, cabelos mais oleosos precisam de lavagem com mais frequência do que cabelos secos, por exemplo.

Cuidados semanais

A hidratação semanal é essencial para que os cabelos possam se manter brilhantes. Para um cabelo saudável, é importante lembrar da importância das três etapas do cronograma capilar: hidratação, nutrição e reconstrução. Alternar o uso de máscaras para essas funções torna os cabelos mais brilhantes, nutridos, resistentes e macios.

Cuidados quinzenais

Os cuidados que são mais profundos devem ser feitos de forma mais espaçada. Hidratações mais intensas, como super ampolas ou óleos acrescentados à máscara são opções quinzenais de alto teor de recuperação dos fios. Máscaras de reconstrução também são encaixadas nessa fase do cronograma por apresentarem uma característica de tratamento mais intenso.

Cabelos que sofrem com as aplicações químicas têm a necessidade de passar por processos mais intensivos quinzenalmente. Assim, além de manter a beleza do fio, é possível ter um cabelo mais saudável e que sofre menos com as aplicações feitas.

Cuidados mensais

Que tal separar um dia do mês para dar aquele tapa no visual? Seu cabelo merece! Esses cuidados são mais comuns para quem está acostumado a passar por procedimentos químicos. Isso quer dizer que quem faz luzes, colorações, botox, progressivas e outros tratamentos mais pesados para o fio, sabe bem o que é isso.

O famoso retoque pode acontecer de forma mais espaçada do que um mês, mas é sempre importante proteger os fios com produtos que evitem danos mais agressivos aos cabelos. Aqueles que formam uma camada de proteção antes da química.

MONTE A SUA PRÓPRIA AGENDA DE CUIDADOS E MANTENHA SEUS CABELOS MARAVILHOSOS E CADA DIA MAIS SAUDÁVEIS!

 

Deixe um comentário

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.