Image Alt

O que é Clean Beauty e como os cosméticos multifuncionais se encaixam neste conceito

Clean Beauty ou beleza limpa é um conceito que  conquistou o seu espaço dentro do segmento cosmético e todos os dias as marcas e consumidores investem em produtos com esta ideologia. 

Mas, você sabe o que, de fato, determina se aquele cosmético realmente se encaixa nessa definição?

A beleza sustentável conta com diversos aspectos, mas pode ser definida como produtos que não agridem o meio ambiente e o nosso organismo. Entretando, a ideia ampla permite que haja uma série diferente de concepções. 

Um exemplo são os veganos, que podem defender um produto maléfico ao planeta caso ele seja testado em animais ou utilize qualquer tipo de derivado em sua composição.

Os cosméticos multifuncionais se assemelham ao conceito Clean Beauty, mas possuem diferenças importantes. Eles são uma ótima alternativa para quem busca por uma rotina de cuidados, mas não possui tempo suficiente para isso. 

Eles são conhecidos por contar com diversas funções, dispensando o uso de vários produtos no dia a dia. 

Um exemplo disso, são os óleos que podem ser utilizados como reparadores de ponta, hidratantes para a pele e demaquilante ao mesmo tempo.

Mas, como os cosméticos multifuncionais se encaixam no   conceito Clean Beauty?

A resposta é simples! Além da praticidade proporcionada, os produtos ajudam na redução do excesso de lixo gerado pelo segmento, contribuindo para a beleza sustentável 

Entenda mais sobre Clean Beauty e cosméticos multifuncionais

Por mais que pareçam distintos, ambos os conceitos se cruzam  em alguns aspectos importantes, principalmente quando estamos falando de meio ambiente e sustentabilidade.

Conheça mais sobre o conceito Clean Beauty

Já deu para entender um pouco sobre o conceito Clean Beauty. Mas, o que um cosmético deve apresentar para estar dentro dele?

Para se enquadrar no grupo de cosméticos Clean Beauty é necessário seguir algumas regras básicas.

Primeiramente, o produto não deve apresentar nenhum tipo de ativo tóxico como: parabeno, silicone, sulfatos, entre outros. Ou seja, qualquer componente que possa causar malefícios ou riscos para a saúde como alérgias e vermelhidão, por exemplo. 

A composição desse tipo de cosmético deve conter pelo menos 95% da obra prima natural. 

Além disso, os produtos precisam ter uma lista completa dos ingredientes utilizados na formulação de cosméticos, pois a transparência é uma das principais características presentes no conceito de beleza limpa. 

Todos os produtos precisam dar todas as informações aos seus clientes para que eles saibam o que estão adquirindo sem que haja qualquer tipo de propaganda enganosa. 

Mas atenção: é muito importante não confundir o movimento com os cosméticos veganos, naturais e orgânicos, pois mesmo se assemelhando, possuem diversas diferenças.

A preocupação do Clean Beauty são os cosméticos livres de toxinas, mas isso não significa que eles são veganos já que algum ingrediente pode ser artificial ou de origem animal. 

A Inoar é uma empresa 100% vegana e Cruelty Free, ou seja, os produtos não são testados em animais ou contam com ingredientes de origem animal.

E os cosméticos multifuncionais?

Os cosméticos multifuncionais desempenham mais de uma função em um só produto e/ou associam uma série de ativos à sua fórmula. 

Sendo assim, são uma boa alternativa para aqueles que desejam seguir uma rotina de cuidados diariamente, mas não conseguem por conta da correria do dia a dia. Com isso, não será necessário o uso de vários produtos.

Os produtos multifuncionais são aqueles que servem para pele e cabelo e para saber se eles têm múltiplas funções, basta analisar as informações presentes na embalagem, pois geralmente estão descritas. 

Portanto, se um produto hidratar a pele e reparar os fios do cabelo, ele pode ser considerado multifuncional.

Sustentabilidade nos produtos multifuncionais

Além de todos os benefícios proporcionados pelos produtos multifuncionais, eles ainda são sustentáveis, pois não há a necessidade de ter diversas embalagens que muito provavelmente não serão recicladas. Você terá apenas uma. 

Isso faz com que o consumo de plástico no país seja reduzido. De acordo com pesquisa realizada pelo estadão em 2019 o Brasil produziu cerca de 11,3 toneladas de lixo de material sintétido ao ano, sendo o maior produtor do mundo. Além disso, somente 1,28% de todo esse material é reciclado.

Vale lembrar ainda que o plástico leva cerca de 600 anos para se decompor e tem sido o responsável principal pela morte de animais marinhos e poluição de rios e mares.

Por isso, os produtos multifuncionais e o Clean Beauty são uma maneira de minimizar os impactos ao meio ambiente e à saúde de quem consome. Além disso, conta com a vantagem da economia de tempo na rotina de autocuidade.

Isso acontece, pois produtos multifuncionais, como já citados, podem ser usados de diversas formas. Sendo assim, você poderá fazer a sua hidratação capilar ao mesmo tempo que hidrata o seu corpo, por exemplo, proporcionando praticidade.

A Inoar conta com produtos multifuncionais como é o caso do óleo multifuncional Kálice

A linha conta com tudo o que você precisa para cabelo, rosto e corpo pois repara as pontas duplas, hidrata o corpo e pode ser usado também como demaquilante. 

Kálice conta com óleos vegetais preciosos em sua composição: alecrim, amêndoas doces, argan, jasmim, macadâmia, mirra e ojon. 

Gostou do nosso conteúdo? Então siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da INOAR!

Deixe um comentário

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.