Image Alt

Alopecia: entenda mais sobre a condição que causa a perda de cabelo

alopecia

O prêmio do Oscar 2022 foi repleto de polêmicas e uma delas se iniciou por conta da condição de Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith, vencedor do Oscar de melhor ator por King Richard: Criando Campeãs.

Pouco antes da premiação, o ator subiu ao palco e deu um tapa em Chris Rock, comediante que fez uma piada sobre sua esposa por sua alopecia.

Mas, afinal, o que é essa condição, como é causada e quais são os tratamentos? Continue a leitura e descubra!

O que é alopecia?

A alopecia é uma condição que provoca a perda repentina de cabelo do couro cabeludo. Ela pode atingir também os pelos de outras regiões do corpo. 

Na alopecia, grandes quantidades de cabelo caem em determinadas áreas, ocasionando a visualização do couro cabeludo ou da pele que antes era coberta por pelos. 

Existem 3 fases da condição:

  • Fase anágena – ocorre o crescimento dos fios e cerca de 90% dos cabelos estão na etapa, podendo durar de dois a oito anos;
  • Fase catágena – quando os folículos capilhares encolhem e duram de duas a três semanas;
  • Fase telógena – o cabelo repousa por um período de dois a quatro meses e, no final da etapa, o cabelo cai para que o ciclo de crescimento recomece.

É normal perder cerca de 50 a 100 fios de cabelo todos os dias pelo processo de renovação contínua. Porém, caso esse ciclo seja interrompido ou se um folículo capilar for danificado, o cabelo pode cair rapidamente, não acompanhando o tempo de regeneração e isso causa fios ralos e áreas totalmente vazias. 

Ao notar que há uma queda anormal de cabelo, busque por ajuda médica para a investigação das causas. O uso de medicamentos e tratamentos feitos por conta própria não é aconselhado.

O que causa a alopecia?

A queda de cabelo pode ocorrer por conta de diversas situações como por exemplo:

  • Estresse;
  • Micose no couro cabeludo;
  • Uso de medicamentos;
  • Deficiência de proteínas, ferro, biotina e zinco;
  • Reação hormonal pós parto;
  • Doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, sifilis secundária ou líquen plano;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Além de doenças como câncer de pele, por exemplo. 

Mas somente quem poderá identificar a causa da alopecia é um dermatologista. Por isso, é muito importante não se precipitar ao perceber que há alguma coisa de errado. 

Como é feito o tratamento?

Para tratar a alopecia é preciso, antes de mais nada, realizar uma consulta com um dermatologista para que as causas sejam identificadas para um tratamento bem direcionado.

Opções terapêuticas também são indicadas. Mas, para casos mais graves, o uso de medicamentos orais favorecem o crescimento dos pelos e previnem a queda. 

Os casos mais leves e complemento dos mais graves, produtos cosméticos em loção ou ampolas podem ser utilizados, pois favorecem o crescimento dos fios. Tudo isso, de acordo com a orientação de um dermatologista.

Alguns tratamentos específicos também existem, como a intradermoterapia e carboxiterapia, que devem ser executados por profissionais e só podem ser realizados quando recomendado pelo seu médico. 

Por suas causas desconhecidas, não há formas de prevenir a condição. Vale lembrar que não se trata de uma doença clinicamente grave, mas pode afetar o estado emocional, indicando a necessidade de atendimento psicológico. 

Gostou do nosso conteúdo? Então siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da INOAR!

Deixe um comentário

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.