Image Alt

Cabelo quebradiço: 5 dicas para regenerar os fios danificados

Um tratamento eficaz para cabelos danificados requer, muitas vezes, o apoio de um profissional. No entanto, alguns tratamentos podem ajudar a salvar os fios em casa. Afinal, num momento tão crítico da pandemia, o isolamento é a opção mais segura para a sua saúde e a de todos. 

Por isso, vamos apontar 5 dicas para regenerar os fios danificados, sem sair de casa. Então, vamos lá… são muitas as ações que os fios podem sofrer para que atinjam um nível de dano avançado. Essas ações podem ser por produtos químicos como tinturas e descolorações, pela ação térmica de escovações, chapinhas ou até mesmo pela ação da poluição do ar e do sol.  

Os sintomas apresentados pelos cabelos são fáceis de identificar: pontas duplas, cabelo opaco e sem vida, fios quebradiços, sem movimento e ásperos. Você conhece esses sintomas? A maior parte das mulheres já passou por uma fase em que os cabelos estão danificados e quebradiços.

A boa notícia é que existem tratamentos para o cabelo danificado que você mesma pode fazer em casa e já garantem ótimos resultados. Vamos conhecer algumas dicas?

1. Buscar ingredientes exclusivos para cabelos quebradiços e danificados

Existem ingredientes específicos que podem ajudar a recuperar os cabelos danificados, seja por química ou por diversos outros motivos. Os óleos naturais, por exemplo, são capazes de nutrir os cabelos, pois podem transportar vitaminas essenciais para a saúde dos fios, tais como A, D, E e K. 

Além dos óleos, outros nutrientes são fundamentais para incentivar a regeneração dos fios. É importante saber quais são e buscar na fórmula dos produtos a presença deles. Vamos conferir:

Óleo de Argan
O Óleo de Argan possui ativos que promovem a saúde capilar, um deles é o Ácido Fenólico. Um nutriente responsável por desativar a carga eletrostática do cabelo, combatendo o frizz. Por outro lado, a ação de hiper hidratação proporcionada pelo Óleo de Argan é promovida pelos Ácidos Graxos, Vitamina E e Ômega 6.

Óleo de Coco
O Óleo de Coco é um poderoso ativo que age internamente no fio para torná-lo mais forte e saudável, combatendo o ressecamento, a opacidade e a aspereza. Isso porque, ele é rico em ácidos graxos e Vitamina E, nutrientes potentes para hidratar o interior dos fios por mais tempo. O Óleo de Coco Inoar atribui extrema emoliência ao cabelo e possui alto poder de penetração, tanto nos fios quanto no couro cabeludo. Ele é ideal para ser usado em umectações, como leave-in ou finalizador.

Biotina
A biotina é uma vitamina que proporciona o crescimento e fortalecimento da fibra capilar, prevenindo danos, quebras e protegendo contra agressões diárias. Este ingrediente está presente na Coleção Bombar Coconut Inoar. Ela foi pensada para auxiliar no crescimento e combater a queda dos fios. A coleção, composta por shampoo, condicionador e máscara de tratamento possui também óleo de coco na composição. 

Rejucomplex3 
É uma tecnologia exclusiva Inoar capaz de regenerar os fios, reduzir o frizz e a quebra, proporcionando uma selagem perfeita. Esse princípio ativo está presente na linha CicatriFios, formulada para quem deseja renovar os cabelos. Conta com shampoo, condicionador, leave-in e máscara de tratamento.

2. Usar protetor térmico 

O uso frequente de ferramentas de calor pode agredir os fios. Sabemos que mudar o visual é bom. Por isso, usar o secador para deixar os cabelos mais lisos ou o difusor para ondular e cachear é uma solução prática que traz resultados. 

No entanto, usar protetor térmico é fundamental para proteger os fios. Ele acrescenta uma camada protetora, reduzindo os efeitos maléficos do calor excessivo dos secadores. 

Além desse benefício, o protetor térmico prolonga o resultado da finalização e deixa os fios com uma aparência mais saudável e brilhante. Todos os leave-ins da Inoar possuem proteção térmica e existe um para cada tipo de cabelo. 

Para cabelos cacheados, indicamos o leave-in Afro Vegan, formulado com manteiga de karité e óleo de rícino. Já para quem gosta dos fios mais lisos, o leave-in Liso Mágico é ideal para deixar alisar instantaneamente o cabelo, sem o uso de química. 

3. Ficar atenta à alimentação

A saúde do seu cabelo está diretamente ligada à variedade de nutrientes e vitaminas ingeridos na alimentação. Dietas ricas em frutas, cereais, legumes e líquidos ajudam a manter a saúde do corpo e, claro, dos fios.

Alguns ingredientes são ainda mais importantes para auxiliar na recuperação da fibra capilar: Proteínas, Ômega 3, Ferro, Zinco, Vitamina A, C, E e Vitaminas do complexo B. Esses são alguns ingredientes que não podem faltar na sua dieta!

4. Ter cuidados especiais na lavagem

A higienização dos fios deve ser feita de forma cuidadosa. Desde a escolha ideal do produto, até a temperatura da água do chuveiro, tudo deve ser pensado para evitar que os fios se quebrem durante o processo. 

A temperatura ideal da água para lavar os cabelos é fria ou morna. A água quente retira o balanceamento natural das glândulas sebáceas do couro cabeludo, deixando os fios mais fracos e quebradiços.

Além disso, a rotina de um cabelo saudável inclui a limpeza profunda dos fios com shampoo anti-resíduos, pelo menos uma vez ao mês. No entanto, estando o cabelo danificado, é importante optar por shampoos sem sulfato. O uso frequente desse ingrediente pode alterar o pH da fibra, deixando-o ainda mais ressecado e frágil. 

5. Fazer Cronograma Capilar

O hábito que pode oferecer saúde e regeneração dos fios é aliar o cronograma capilar aos produtos adequados para cada tipo de cabelo. Em resumo, cronograma capilar é uma rotina composta por três etapas de tratamento dos fios: hidratação, nutrição e reconstrução. 

O cronograma capilar para cabelos danificados requer um planejamento com etapas intercaladas para atender às necessidades de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Este tratamento é eficaz quando faz parte da rotina, já que é uma solução a longo prazo e requer tempo para que o resultado seja percebido.

Agora que você já sabe um pouco sobre como cuidadar dos cabelos quebradiços, seria incrível você criar uma rotina de autocuidado com um cronograma capilar personalizado para o seu cabelo. O que acha?

*Por Inocência Manoel

Deixe um comentário

I accept the Privacy Policy

I accept the Privacy Policy

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.