Image Alt

Qual é melhor: lavar o cabelo com água quente ou fria?

Lavar o cabelo é parte essencial do processo de cuidados com a saúde capilar. Por isso, muita gente me pergunta sobre a temperatura da água na hora de higienizar os fios: qual é melhor, lavar o cabelo com água quente ou fria? 

Eu sempre respondo que depende de uma série de resultados que se pretenda ter, ou até mesmo, do tipo e das condições do cabelo. Mas uma coisa é importante adiantar: lavar o cabelo com água muito quente deixa o cabelo ressecado e opaco. Mas por que será? 

Por já ter sido cabeleireira, com meu próprio salão de beleza, muitas pessoas conversam comigo sobre dúvidas das etapas da rotina capilar, tão importantes para a saúde e a beleza do cabelo. 

Eu adoro ter essa conversa, porque cabelos é a minha grande paixão. No entanto, sempre prefiro agregar a opinião das experts da Inoar, técnicas responsáveis pela testagem e qualidade dos nossos produtos. Afinal, nosso trabalho é construído pela parceria. 

Então, nesse artigo nós vamos contar quais são as reais vantagens e desvantagens das temperaturas da água para a saúde capilar. Preparada? vamos à perguntinha básica…

Por que é bom evitar lavar o cabelo com água quente? 

Lavar o cabelo com água quente é prejudicial porque altas temperaturas sensibilizam o couro cabeludo e a haste capilar de diversas formas. A primeira é: água quente retira o balanceamento natural das glândulas sebáceas do couro cabeludo.

Esse desequilíbrio faz com que a pele produza ainda mais oleosidade para se proteger. E ao contrário do que se pensa, ocorre uma falha na redistribuição do óleo natural que produzimos, deixando o couro cabeludo ainda mais oleoso.

O segundo ponto é que lavar o cabelo com água quente abre as cutículas dos fios da haste capilar provocando perda de nutrientes. O resultado de todas essas ações? Fios ressecados, opacos, mais quebradiços e com muito frizz. 

O ideal para a saúde capilar é usar água morna a fria na higienização. Isso porque essas temperaturas não são agressivas para o couro cabeludo nem para os fios. Elas agem com mais naturalidade, não interferem na produção de oleosidade e tampouco promovem a abertura das cutículas e o ressecamento. 

O que o hábito de lavar o cabelo com água quente pode provocar? 

O hábito de lavar o cabelo com altas temperaturas pode provocar resultados indesejados em fios com coloração e até problemas dermatológicos como a caspa.

Para exemplificar melhor, conheça três impactos negativos de lavar o cabelo com água quente:

Piora no quadro de caspa

A excessiva produção de glândulas sebáceas provocada pela higienização com água muito quente pode piorar o quadro de quem já tem caspa. Esse resultado, associado a hábitos como uso de bonés e gorros com frequência, e, ainda, aplicação de condicionador na raiz do cabelo podem levar a um excesso de descamação do couro cabeludo. 

Desbotamento da coloração

Pra quem não dispensa os fios tingidos, é bom ficar atenta. A coloração química pode ser alterada com a temperatura da água. Os fios tem a tendência a desbotar com mais velocidade durante a lavagem frequente com água quente. 

Perda na definição dos cachos

Crespas e cacheadas, atenção! As temperaturas elevadas podem prejudicar a definição dos seus cachos. Isso porque as cutículas dos fios se abrem e perdem nutrientes importantes para a hidratação. Afinal, manter o cabelo hidratado é requisito fundamental para aquele cacho de respeito

Rotina para cabelos mais saudáveis e brilhosos

Nesse post, vimos que devemos evitar ao máximo lavar o cabelo com água muito quente. E outro ponto importante: não adianta dar choque térmico no cabelo finalizando a higienização com água fria. 

Esse truque não vai reverter o quadro de ressecamento ao qual o cabelo foi exposto com temperaturas elevadas. O ideal é optar pela água morna a fria para lavar o cabelo.

Além disso, o hábito que vai oferecer ainda mais brilho e saúde aos fios é aliar a rotina de hidratação e cuidados com produtos adequados para cada tipo de cabelo. 

Para cabelos danificados, ou que sofrem ações químicas e do ambiente, eu indico a linha de produtos Absolut Daymoist. Ela é formulada para restaurar e proteger os cabelos da ação do calor e evitar o desbotamento da coloração. 

A alta concentração de ingredientes hidratantes evita a perda de água do interior da fibra capilar. O resultado é um cabelo renovado, com aspecto saudável e hidratado.

Então, gostaram das dicas?

Já conheciam algo sobre o impacto da temperatura da água na higienização do cabelo?

Comente! Siga nossas redes sociais para acompanhar nossos conteúdos exclusivos.

*Por Inocência Manoel

Comments

  • 9 de setembro de 2021
    reply

    otimo conteudo é bastante informativo !!!

Deixe um comentário

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.