Image Alt

Cosméticos veganos: veja quais são os benefícios presentes nesses produtos

Cosmético vegano

Nos últimos tempos, a indústria de cosméticos veganos se reinventou, adequando-se a um mundo mais sustentável e justo que muitos desejam ou já descobriram. 

Com essa revolução, as lojas e empresas de produtos cosméticos passaram a priorizar cada vez mais o veganismo e produzir produtos sem testes em animais e sem origem animal. 

Mas, o que são, de fato, produtos veganos e quais são os seus diferenciais quando comparados a outros produtos cosméticos? 

Descubra agora! 

O que é o veganismo?

Muitos acreditam que o veganismo é somente um movimento sociopolítico, mas é muito mais do que isso. Trata-se de um estilo de vida.

O veganismo parte do pressuposto de que todas as espécies que vivem no planeta são merecedoras de dignidade e respeito. 

Sendo assim, quem opta por esta maneira de viver abraça a ideia de que não há justiça e nem sustentabilidade para os recursos naturais que temos na terra. Por isso não concordam que algumas espécies animais sejam expostas e criadas para satisfazer as necessidades humanas.

Além disso, é totalmente possível a substituição desses alimentos sem que haja uma produção cruel. 

Os veganos procuram reduzir o máximo possível o consumo de itens que são produzidos por meio da exploração animal dentro das suas limitações e possibilidades, principalmente em sua alimentação, sendo esta a modalidade mais conhecida no veganismo. 

Porém, outras áreas da vida como beleza e estética também estão priorizando cada vez mais o veganismo produzindo produtos veganos e cruelty free.

Entenda mais sobre cosméticos veganos

Os cosméticos veganos são formulados sem qualquer tipo de componete animal. Além disso, sendo este um ponto de extrema importância, não são testados em animais. 

Existem algumas certificações que atestam se um produto é realmente Cruelty Free e o selo deve estar presente na embalagem dos produtos, como é o caso do selo Peta Approved que certifica que os produtos são livres de crueldade, visando o bem-estar de todo animal.

É muito importante que você observe as embalagens dos produtos, verificando se o selo Peta está presente. 

Por que você deve optar por cosméticos veganos?

Empresas, marcas e linhas estão cada vez mais abraçando a mudança e a revolução proporcionada pelos produtos veganos, já que eles oferecem uma infinidade de benefícios para o consumidor. Conheça algumas das vantagens oferecidas: 

Não agridem os animais

Essa, sem sombra de dúvidas, é a principal vantagem apresentada pelos cosméticos veganos.

Além dos sacrifícios feitos para que se obtenham os componentes “certos” dos produtos tradicionais, os animais ainda são submetidos a testes de cosméticos que agridem, como por exemplo a raspagem de pelos e a aplicação de alergênicos nos olhos. 

É importante lembrar que isso não é necessário, pois não existem garantias de que o produto que não apresenta efeitos colaterais aos animais seja  nocivo aos humanos. 

Por isso, os cosméticos veganos são a melhor opção para quem deseja acabar com os maus-tratos animais obtidos durante os testes de produtos cosméticos. 

Produtos tradicionais e danos ao organismo

Mesmo se tratando de cosméticos seguros para a aplicação, os produtos podem contar com substâncias que, a longo prazo, podem acumular e danificar os cabelos e a pele. 

Além disso, produtos tradicionais possuem uma tendência muito maior de provocar alergias. 

Os cosméticos veganos evitam esse tipo de situação, além de beneficiar e melhorar a pele e os fios a longo prazo.  

Contribuem para a sustentabilidade

Muito mais do que uma forma diferente de produção, o veganismo é uma filosofia que luta por uma vida saudável e um mundo mais sustentável. 

Quando você opta por cosméticos veganos, está contribuindo também para a economia de água, menos desmatamento e ocupação menor da terra que hoje é ocupada por propriedades rurais destinadas à criação de gado, prejudicando o solo e aumentando a poluição atmosférica. 

Por isso, optar por cosméticos veganos é uma forma de impulsionar a sustentabiliade e a solidariedade para mudar o planeta que deixaremos para as futuras gerações. 

Produtos veganos, cruelty free, natural e orgânico: entenda suas diferenças

No mercado de cosméticos naturais, existe uma série de opções. Porém, nem todas elas são realmente naturais  e essas diferenças são muito importantes. Conheça:

Cosmético vegano: não possui nenhum componente de orgem animal em sua fórmula. Ou seja, ingredientes como mel, colágeno natural que se retira da pele e das cartilagens de animais, lanolina, extraída da lã do carneiro, leite, cera de abelha, entre outros não fazem parte dos cosméticos veganos. Além disso, não são testados em animais.

Cruelty Free: em tradução, “livre de crueldade”. Ou seja, não é testado em animais, por isso, não impõe nenhum sofrimento a eles. Porém, um produto cruelty free não é necessariamente vegano, pois mesmo não sendo testado em animais, ainda podem conter produtos de origem animal em sua composição.

Cosméticos Naturais: esses produtos são feitos a partir de matérias-primas naturais que, de maneira geral, não causam danos à saúde de quem utiliza e ao meio ambiente. Para que um cosmético seja considerado natural, ele deve ser cruelty free. Porém, nem todos os produtos naturais são necessariamente veganos. 

Cosméticos Orgânicos: feitos de componentes naturais, mas com um critério mais rigoroso do que os produtos naturais. É primordial que os ingredientes sejam produzidos em regime orgânico. Ou seja, tudo é utilizado na “receita” do produto e não possui agrotóxicos e nenhum tipo químico sintético.  

Adubos utilizados no cultivo são sempre naturais e a rotação de culturas e saúde do solo são respeitadas. 

Com isso, o impacto causado ao meio ambiente é muito menor e ainda resulta em ingredientes de maior qualidade. Como resultado desses processos, é comum que cosméticos orgânicos ainda tenham bons resultados nos que possuem alergias na pele ou no couro cabeludo. 

Assim como os cosméticos naturais, os produtos de beleza orgânicos precisam ser cruelty free, mas nem sempre são veganos. 

Os produtos Inoar são Veganos e Cruelty Free, ou seja, sem origem animal e sem testes em animais. 

Agora que você já sabe da importância dos produtos cosméticos veganos, chegou o momento de fazer a sua parte, respeitando os animais e o meio ambiente. Opte por cosméticos veganos!

Gostou do nosso conteúdo? Então siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da INOAR!

Deixe um comentário

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.