Image Alt

pH para cabelo crespo: Como escolher o produto ideal?

O pH é um importante fator na escolha de produtos para todos os tipos de cabelos. A taxa de hidrogênio presente no shampoo, condicionador, creme de pentear e diversos outros, pode influenciar o fortalecimento ou o enfraquecimento dos fios.

Para crespas e cacheadas, escolher cada produto do cronograma capilar analisando o pH para o cabelo é ainda mais fundamental porque a taxa ajuda a reter nutrientes responsáveis pela hidratação dos cachos.

Apesar de aparentar ter fios fortes, cabelos crespos e cacheados são os mais frágeis dentre os outros tipos. Portanto, requer cuidados especiais, com o uso de produtos suaves e que não pesem nos fios.

Neste artigo, entenda qual a importância do pH para o cabelo crespo e a saúde capilar. Além disso, vamos ajudar você a reconhecer a concentração de hidrogênio ideal para escolher produtos que não podem faltar na rotina de cuidados com os cabelos.

Por que o pH é importante para a saúde do cabelo?

O pH é importante para a saúde do cabelo porque ele influencia na abertura das escamas dos fios, retendo ou até facilitando a saída de nutrientes. Mas antes de falar sobre a relação entre pH e saúde capilar, você sabe o que é pH?

O pH é a sigla de potencial de hidrogênio. Ele mede a concentração de hidrogênio e indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de substâncias ou elementos. A escala dessa taxa varia entre 0 a 14, sendo de 0 a 6.9 o valor indicativo de acidez; 7.0 neutro e de 7.1 a 14 a medida alcalina.

Quer ver um exemplo? O uso frequente de produtos com pH alcalino abre as cutículas dos fios e torna os cabelos mais frágeis e quebradiços. Procedimentos químicos, como alisamentos e colorações são capazes de alterar a estrutura do fio desequilibrando a concentração de hidrogênio.

Em cabelos crespos e cacheados, que são tipos que possuem poucas cutículas de retenção, é fundamental manter as poucas camadas de escamas mais fechadas para proteger o conteúdo do fio e mantê-lo hidratado.

Portanto, é fundamental manter o pH dos fios equilibrado e preparado para reter água e nutrientes essenciais para a saúde do cabelo. Então, fique atenta às informações sobre o pH dos produtos.

Qual é o pH para cabelo crespo e cacheado?

O pH dos produtos para cabelo crespo influencia no fechamento das cutículas dos fios. Ação necessária para reter os nutrientes essenciais para a hidratação dos cachos. Por isso, é fundamental escolher shampoo e demais produtos específicos para esse tipo de cabelo e ficar atenta ao pH. Vamos a algumas dicas?

  • pH ideal do shampoo

A hora da lavar o cabelo é um ponto de atenção para crespas e cacheadas. Afinal, o fio apresenta naturalmente pHs entre 4.0 e 6.0. Quando aplicamos produtos para higienizar, o pH do cabelo tende a subir para 8.0!  

Isso porque o shampoo indicado é o de pH ligeiramente ácido (a partir de 5.0 até 6.0). É ele que promove limpeza sem agredir a estrutura dos fios.  

  • pH ideal do condicionador

Já que as cutículas foram abertas para limpeza, na sequência, o condicionador tem a função de selar essas cutículas. Portanto, o pH deve ser mais ácido (entre 4.5 e 5.0) para prevenir a perda de água, proteínas e nutrientes dos fios. 

No entanto, fique atenta aos shampoos com pH baixo, pois eles apenas fecham as cutículas e podem impedir o poder de hidratação dos condicionadores.

  • pH ideal da máscara capilar

Produtos hidratantes, máscaras capilares e finalizadores agem devolvendo a acidez que o cabelo perdeu no processo de lavagem. Portanto, as máscaras devem ter um pH baixo, entre 3.5 e 4.5 para fechar as cutículas oferecendo brilho e maciez aos fios.

No entanto, a médio prazo, pHs inferiores a 4.0, utilizados com frequência, podem ter um efeito não desejado sobre os fios. Por isso, as máscaras capilares devem ser feitas seguindo o cronograma capilar e usadas de 15 em 15 dias.

Escolha produtos certos para cabelos crespos e cacheados

Ao longo deste artigo, você deve ter percebido a importância do pH para a saúde do cabelo. No entanto, existem outros fatores importantes para manter a beleza dos cachos.

Uma característica comum dos cabelos crespos e cacheados é a raiz oleosa e as pontas secas. Por isso, produtos especiais para essas pontas possuem silicones e manteigas vegetais que protegem os fios e facilitam desembaraçar, impedindo a quebra.

Por esse fator, recomendamos fórmulas que contenham também queratina, ceramidas e outros componentes hidratantes vegetais indicados para crespos e cacheados, como óleo de rícino e manteiga de karité.

A Inoar cria e produz linhas exclusivas para realçar a perfeição dos cachos. Uma delas é a Afro Vegan, ideal para nutrir, hidratar e repor nutrientes de cabelos afros, crespos ou cacheados tipo 4ABC.

Essa linha de produtos tem o pH ideal para selar as cutículas, deixando-os macios, com brilho e estimulando o crescimento. Além disso, é produzido com ingredientes veganos e não testados em animais. 

Então, o que acharam desse post?

Já sabiam sobre a importância do pH para a saúde do cabelo?

Comente e siga nossas redes sociais para acompanhar nossos conteúdos exclusivos.

*Por Inocência Manoel

Comments

  • 7 de dezembro de 2020
    reply
    Beto

    Parabéns querida tudo de bom para você sucesso beijos se cuida

Deixe um comentário

I accept the Privacy Policy

I accept the Privacy Policy

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.