Image Alt

Cosméticos Veganos

peta

A Inoar tem 3 pilares que norteiam todo o trabalho de desenvolvimento e as relações entre colaboradores, fornecedores e consumidores:

Respeito ao indivíduo

Respeito ao meio ambiente

Respeito aos animais

Pensando nisso, desenvolvemos toda a nossa linha capilar e de dermocosméticos de forma vegana.

Mas o que são cosméticos veganos?

São considerados cosméticos veganos aqueles que não contêm ingredientes de origem animal e que não testados em animais.

Já que não são feitos testes, como fazem? Como substituir os animais por vegetais?

Os testes são realizados em humanos. São testes clínicos regulamentados e aceitos pela Anvisa.

A substituição de animais por vegetais se dá para os ingredientes. Alguns ingredientes de origem animal são substituídos por origem vegetal. Por exemplo a queratina, que é de origem animal (extraída da lã de carneiros, penas de aves, chifres ou cascos de bois), mas pode ter origem vegetal (obtidas do arroz, soja, trigo ou milho).

A Inoar é vegana?

A Inoar tem produtos veganos, mas não é considerada uma empresa vegana. Partilhamos do princípio do respeito à vida e não toleramos abusos contra animais.

Cosméticos veganos são iguais aos não veganos?

Os ingredientes de origem vegetal têm uma performance bastante superior.

De onde vêm os produtos usados nos produtos Inoar?

Não utilizamos ingredientes de origem animal em nossos shampoos, condicionadores, máscaras e óleos.

A ureia técnica aplicada em nossas formulações é um subproduto do refinamento da indústria química.

Padronizamos um blend de peptídeos sintéticos cujo aminograma reproduz com exatidão a composição molecular do Whey Protein. Assim, nossos esforços em tecnologia permitem que tenhamos todos os benefícios dessa proteína de altíssimo valor biológico sem explorar qualquer forma de vida animal.

Queratina hidrolisada: o termo hidrólise refere-se ao fato de que a cadeia proteica original sofre manejos de pH e ações enzimáticas para ser quebrada e transformar-se em sua forma mais elementar, os aminoácidos. Este blend de monoaminas tem valor nutricional equivalente à proteína original e pode ser reproduzido em laboratório de forma totalmente sintética, sem qualquer tipo de exploração de vida animal.

Utilizamos também Creatina e Colágeno, entre outros, obtidos da mesma forma.

De onde então são extraídos os ingredientes?

Depende. Por exemplo, às vezes optaremos por uma base de soja porque contém isoflavonas que fortalecem a saúde do couro cabeludo. Os ácidos do arroz favorecem alguns tipos de cabelo, as proteínas do trigo recompõem fios danificados e assim por diante.

Os aminoácidos utilizados são monoaminas quaternárias geralmente obtidas a partir de ureia e fontes de carbono como as maltodextrinas do milho, por exemplo.

Como devem aparecer os nomes dos ingredientes nas embalagens?

A legislação da ANVISA nos preconiza que devemos listar os ingredientes no formato “INCI Name” que é na verdade um enorme inventário contendo mais 12mil componentes, mas que mesmo assim não prevê especificações para procedimentos personalizados de laboratório, como é o caso da obtenção sintética de proteínas.

Quais são os produtos veganos da Inoar?

Nós não utilizamos nenhum ingrediente de origem animal e não fazemos nenhum teste em animais. A única exceção é a coloração em bisnaga, mas que também não é testada em animais. Todas as nossas fórmulas de shampoos, condicionadores, máscaras, óleos, etc. foi ajustada nos últimos meses para cumprir rigorosamente os requisitos de produtos veganos e você pode encontrar o selo do PETA em nossas embalagens. Se ainda assim tiver dúvidas (pois pode haver produtos com embalagens antigas), pode entrar em contato que informo diretamente a você o status da nossa produção.

O que é o PETA?

O PETA, associação de Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, é uma organização não governamental fundada em 1980, que conta com mais de 2 milhões de membros e se dedica aos direitos animais.

Ela tem como lema: “Animais não são nossos para comer, vestir, usar em experiências ou para entretenimento”.

A organização está engajada na causa de proteger animais de todos os atos de exploração humana desnecessária e abusiva. Ela aplica pressão implacável sobre as grandes cadeias empresas que realiza pesquisas com animais, visando a expor suas práticas de laboratório desumanas.

A Inoar orgulhosamente está na lista do PETA de empresas que não testam em animais.

Para que serve o selo do PETA?

O selo PETA é uma chancela independente que confirma a filosofia e os cuidados veganos de uma empresa ou entidade social. A ONG tem uma atuação muito forte pela causa, e está sempre atenta, denunciando maus-tratos e apontando quem respeita os animais.

Muito além disso, a Inoar conta com a solidez e confiança de seus consumidores há quase 20 anos. A filosofia vegana vai muito além de qualquer elemento gráfico que se possa incluir em uma rotulagem, pois é um modo de existir considerando que todo ser vivo sente tudo o que sentimos e tem os mesmos direitos que nós.

Deixe um comentário

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.