Image Alt

Inclusão social não é novidade na Inoar

diversidade

Conheça as ações importantes realizadas pela empresa desde 2015 com modelos da vida real

Uma das características marcantes da Inoar é o pioneirismo. E, quando se fala no assunto, a empresa de cosméticos que mais entende de cabelos e diversidade, tem uma linda trajetória para contar e inspirar.

Como se sabe, não é de hoje que a Inoar abre discussões para a inclusão social no mercado de trabalho. Para Inocência Manoel, cofundadora da Inoar, a empresa vê a beleza muito além dos estereótipos enraizados na sociedade e muitas vezes vendidos pela mídia.

“Nós acreditamos nas pessoas de verdade e elas são as mais diversas possíveis”, afirma.

Para se ter uma ideia, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência no mundo. E só no Brasil, mais de 20% da população brasileira têm algum tipo de deficiência, segundo o IBGE.

E provocar reflexões sobre a importância da inclusão social por meio de histórias reais, foi uma das maneiras que a Inoar encontrou para reforçar seu papel como empresa representativa em um cenário desafiador.

Tanto que desde 2015, a marca faz questão de incluir nas suas campanhas, pessoas com diferentes perfis para promover a diversidade em toda sua grandeza.

A beleza caminha de braços dados com a diversidade

Algumas ações foram marcantes nessa jornada, por exemplo, a campanha institucional #Diversidade criada em 2015 pela Inoar, apresentou ao mercado, a atriz e apresentadora de TV, Tathiana Piancastelli, que tem síndrome de Down.

Com currículo focado no teatro, a paulistana Tathi foi musa inspiradora do cartunista Maurício de Sousa, (Turma da Mônica), que desenhou uma personagem com síndrome de Down em sua homenagem.

Além disso, a defensora das pessoas com deficiência, fez várias peças, comerciais institucionais, entre outros projetos internacionais relevantes. No ano de 2016, Tathi foi convidada pela Inoar para ser a modelo e porta-voz no lançamento da linha Vegan. “Fiquei muito feliz, porque a Inoar se preocupou em mostrar a diversidade na campanha.”

Exemplo de superação

Já a atleta paraolímpica Maiara Barreto foi a escolhida para representar a Inoar e estampar as embalagens de um projeto incrível em 2020, além de protagonizar as campanhas institucionais da empresa.

Vítima de um acidente de moto, Maiara teve uma fratura na coluna cervical, ficando paraplégica e totalmente dependente de seus familiares, tendo inclusive, que trancar a faculdade por conta de um tratamento especial.

A natação veio como um resgate da independência durante a reabilitação, enquanto se reinventava dentro da nova realidade de vida. Anos mais tarde, retornou à faculdade e formou-se farmacêutica em 2014, área na qual trabalha profissionalmente.

E não para por aí! Maiara seguiu com a natação, sendo convocada para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016, conquistando o 7º. lugar. Recebeu a medalha de prata nos Jogos Parapanamericanos de Lima 2019 e ficou em 4º. lugar no mundial de natação de Londres, no mesmo ano.

Exemplo de superação, a atleta paraolímpica que leva uma vida normal apesar da deficiência, foi também convidada para sua primeira campanha na Inoar, que em 2015 recebeu o nome de #Diferente.

“Eu fiquei muito feliz, principalmente por me sentir incluída, e por causa da representatividade. É muito importante para os grupos minoritários serem representados na mídia,” conta Maiara.

Para ela, a Inoar saiu na frente ao criar uma ação publicitária em 2015 com muita diversidade. “Além de ser uma marca que representa aquilo que eu acredito, sendo uma marca vegana, que não testa seus produtos em animais, é muito importante ressaltar a diversidade com ações inclusivas,” declara.

Com destaque no Brasil e também na mídia internacional, as ações mostraram a importância da inclusão social, comprovando que pessoas com deficiência e de diferentes perfis, podem contribuir para a diminuição do preconceito, além de servirem de exemplo inspirador para o mercado.

Projeto Sessenta Mais

Outro marco da Inoar é o já consolidado Projeto Sessenta Mais. Criado em 2016, a iniciativa desenvolvida pela fundadora da empresa, nasceu com o objetivo de oferecer oportunidades para as pessoas nessa faixa etária, promovendo um ambiente de trabalho com troca de experiências, além de incentivar outras empresas a investirem na contratação de idosos.

Na visão de Inocência Manoel, é importante ter um ambiente de trabalho que tenha perfis diferentes e complementares para se tornar mais equilibrado e justo. Para ela, os profissionais maduros colaboram para a disseminação de valores e competências que motivam os mais novos e vêm para somar forças com os jovens.

Gerações em sintonia

A valorização de pessoas mais velhas já era uma realidade na empresa antes da oficialização do programa pela Direção. Segundo Inocência Manoel não se trata de uma ação filantrópica.

“A contratação é feita da mesma forma que as outras. Acreditamos na força real de trabalho das pessoas com mais de sessenta anos, no seu comprometimento e na experiência sem igual que elas têm para agregar”.

Com o aumento da expectativa de vida e a queda da natalidade, o Brasil precisa da produtividade dos mais experientes, ou seja, após os 60 anos. Além do mais, hoje, quase metade dos aposentados continua trabalhando para complementar a renda, de acordo com levantamento feito Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Histórias da vida real

Depois de trabalhar como secretária por 20 anos, Cleide Hora da Silva ficou desempregada e sentiu na pele o peso que a idade madura representava no mercado. Na época, ela tinha 50 anos de idade e muita disposição para trabalhar, mas as oportunidades não apareciam.

Até que um dia, após uma visita ao RH da Inoar, o sol brilhou mais forte e seu sonho se concretizou, renovando completamente as suas esperanças. “Chorei de felicidade’‘, conta a ex-secretária que foi contratada como recepcionista.

Para Inocência Manoel, representatividade é uma palavra obrigatória no mundo da beleza e, para a Inoar Cosméticos, uma realidade que faz parte do dia a dia da marca.

Deixe um comentário

I accept the Privacy Policy

I accept the Privacy Policy

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.