Image Alt

MITOS E VERDADES

Inocência Manoel conta tudo sobre o que é MITO e o que é VERDADE no mundo da estética capilar.

Shampoos

Lavar os cabelos durante o periódo menstrual faz mal À saúde? MITO OU VERDADE? 

Mito. Não há qualquer relação cientificamente comprovada que indique malefício à saúde da mulher por lavar os cabelos quando menstruada.

ÁGUA QUENTE PREJUDICA A BELEZA DOS FIOS? MITO OU VERDADE?

VERDADE. A temperatura elevada da água resseca a estrutura capilar, estimula o aumento da oleosidade do couro cabeludo e favorece a queda por estimular a alteração na produção das glândulas sebáceas no couro cabeludo, que podem obstruir os poros de onde nascem os fios. Quem apresenta dermatite seborreica deve evitar água quente, pois, devido ao aumento da oleosidade, é normal ocorrer piora da doença e queda maior dos fios. No inverno, procure lavar os fios com água morna.

COLOCAR ANTICONCEPCIONAL NO SHAMPOO FAZ OS CABELOS CRESCEREM MAIS RÁPIDO? MITO OU VERDADE?

MITO. O uso de hormônios femininos não faz os cabelos crescerem mais rápido, muito menos desta maneira, uma vez que a absorção dos hormônios ocorre internamente.

ÁGUA FRIA DÁ MAIS VIDA AOS CABELOS E DEIXA-OS MAIS BRILHANTES? MITO OU VERDADE?

VERDADE. O que na realidade prejudica os fios é a água quente, que estimula a atividade das glândulas sebáceas. Mesmo no inverno opte por lavar os cabelos em água morna.

O CABELO SE ACOSTUMA Com As FÓRMuLAS DO SHAMPOO E DO CONDICIONADOR USADOS FREQUENTEMENTE? MITO OU VERDADE?

MITO. O uso dos mesmos produtos ao longo do tempo na verdade melhora sua efetividade, pois os resultados se acumulam. Algumas situações fazem com que os cabelos mudem, e isso não tem, necessariamente, uma relação direta com o uso do shampoo e do condicionador. Estas mudanças podem ser:

  • Pela quantidade de resíduos deixados por outros produtos como géis, pomadas e sprays, que, utilizados com muita frequência, pedem uma limpeza mais profunda nos fios, aumentando o número de lavagens ou duplicando o uso do shampoo a cada lavagem;
  • Os períodos de mudanças hormonais, como a adolescência, a gravidez e a menopausa, podem alterar a estrutura dos fios e assim a necessidade de hidratação e cuidados com os cabelos. Nesses períodos, o ideal é procurar um dermatologista ou médico para que seja feita uma avaliação do caso;
  • Pela idade, que influencia na estrutura dos cabelos, que ficam mais finos e frágeis com o tempo. Neste caso, pode haver a necessidade de tratamentos para fortalecer ou proteger o cabelo;
  • Devido a mudanças climáticas, que podem interferir na alteração dos fios.

FAZ MAL LAVAR O CABELO TODOS OS DIAS? MITO OU VERDADE?

Não existe um padrão a ser seguido para lavar os cabelos.

A frequência de lavagens deve depender dos seguintes fatores:

  • Tipo de cabelo e couro cabeludo: cabelos secos pedem menos lavagens com hidratação mais poderosa, enquanto os oleosos precisam de limpeza mais frequente para retirar o excesso de gorduras e resíduos produzido pelo corpo ou acumulado por fatores externos;
  • Clima: em regiões praianas e de clima mais quente, o cabelo precisa de mais cuidados e lavagens mais frequentes porque sofre mais danos;
  • Estilo de penteado: a utilização de muitos produtos de estilização como géis, sprays ou pomadas, cujas substâncias deixam resíduos fortes, exige lavagem do cabelo com maior frequência;
  • Estilo de vida: quem pratica esporte ou atividades ao ar livre deve lavar o cabelo diariamente ou quando realizar estas atividades, para retirar as substâncias externas e excesso de oleosidade que se acumulam e também para proteger, hidratar e reparar contra os danos do sol, cloro, elásticos de cabelo, entre outros.

O Shampoo PODE DANIFICAR O CABELO? MITO OU VERDADE?

verdade. Pode causar danos quando usado de forma errada, quando sua formulação não for compatível com o tipo de cabelo, e quando utilizado em exagero.

LAVAR A CABEÇA COM SHAMPOO DUAS VEZES É REALMENTE NECESSÁRIO? MITO OU VERDADE?

MITO. Em alguns casos pode prejudicar mais os fios pelo excesso de agentes de limpeza ou danificar a fibra capilar.

SHAMPOO PODE CAUSAR CASPA? MITO OU VERDADE?

VERDADE. Quando o couro cabeludo e os fios de cabelo não são higienizados corretamente.

SHAMPOO PODEM REDUZIR O VOLUME DOS CABELOS? MITO OU VERDADE?

VERDADE. Há formulações que diminuem a carga eletrostática dos fios e ajudam no fechamento da cutícula, reduzindo, assim, o volume.

QUANTO MAIOR A QUANTIDADE DE ESPUMA, MAIS LIMPO FICA O CABELO? MITO OU VERDADE?

MITO. Não necessariamente. Há shampoos que não espumam e limpam satisfatoriamente.

CONDICIONADORES

CONDICINADOR PODE CAUSAR A QUEDA DOS CABELOS? MITO OU VERDADE?

MITO. O condicionador não causa a queda nem aumenta. A queda está ligada a fatores internos como herança genética, ou externos, como agressões químicas, alergias de bactérias e fungos, dentre outros.

PODE-SE USAR O CONDICIONADOR, NA FALTA DA MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO? MITO OU VERDADE?

MITO. Uma vez que a máscara tem um poder de hidratação muito maior do que o condicionador, pois apresenta em sua composição alta concentração de óleos, silicones e aminoácidos, os produtos não devem ser substituídos.

ÁGUA DO MAR

A ÁGUA DO MAR É BOA PARA OS CABELOS OLEOSOS. MITO OU VERDADE?

VERDADE. Sendo na medida certa, tanto a água do mar como o sol, ajudam a diminuir a oleosidade, contanto que se tenham os cuidados de higiene e de limpeza adequados.

O SAL, PRESENTE EM ALGUNS PRODUTOS, PRINCIPALMENTE SHAMPOOS, PODE RESSECAR OS FIOS? MITO OU

VERDADE?

VERDADE. O sal pode ressecar o cabelo, em razão da ação adstringente que provoca, bem como da redução de umidade nos fios.

MÁSCARAS

A MÁSCARA DE TRATAMENTO INTENSIVO SUBSTITUI O CREME para PENTEAR? MITO OU VERDADE?

MITO. O Creme para Pentear é um produto para uso diário que modela e desembaraça os cabelos, protege os cabelos tingidos dos efeitos nocivos do sol, sem enxágue; a máscara é um tratamento intensivo com enxágue.

DEIXAR A MÁSCARA FICAR NO CABELO POR UM PERÍODO MAIOR, MELHORA SEU RESULTADO? MITO OU VERDADE?

MITO. Deve-se respeitar as indicações de uso de cada produto, SEMPRE. Muitas vezes, prolongar o tempo indicado pelo fabricante pode, inclusive, trazer resultados indesejáveis.

O USO CONTÍNUO DA MESMA MÁSCARA VICIA OS CABELOS? MITO OU VERDADE?

MITO. Não há nenhuma comprovação científica de que o uso contínuo de um mesmo produto implique em perda do efeito, o que pode acontecer é que as necessidades do cabelo mudem.

APLICAR A MÁSCARA NA RAIZ DOS CABELOS PREJUDICA OS FIOS? MITO OU VERDADE?

VERDADE. A máscara de hidratação na raiz pode acarretar oleosidade e caspa.

AQUECER A MÁSCARA NOS FIOS POTENCIALIZA A HIDRATAÇÃO? MITO OU VERDADE?

VERDADE. Usar aquecimento no tratamento potencializa a hidratação porque ajuda a abrir a cutícula dos fios, e para que isto aconteça pode-se colocar uma toalha ou touca térmica em volta dos cabelos.

A TEMPERATURA IDEAL PARA TIRAR A MÁSCARA DOS CABELOS É ÁGUA FRIA? MITO OU VERDADE?

MITO. Tanto a água quente pode desestabilizar as proteínas que formam os fios, deixando o cabelo ressecado, como a água fria que não consegue eliminar o excesso da máscara de hidratação dos cabelos, favorecendo a oleosidade, não é recomendável. Por isto a melhor opção é a água morna.

MÁSCARAS DE HIDRATAÇÃO CASEIRAS SÃO MAIS EFICAZES? MITO OU VERDADE?

MITO. Os elementos naturais não danificam os cabelos, porém, dificilmente alcançam a eficácia de produtos industrializados.

CASPA

CASPA É SINAL DE SUJEIRA? MITO OU VERDADE?

MITO. A caspa é um dos sintomas da dermatite seborreica, e não significa que as pessoas tenham maus hábitos de higiene.

SEBORREIA E CASPA NÃO TÊM CURA? MITO OU VERDADE?

MITO. Não existe uma medicação que elimine definitivamente a caspa ou a seborreia, mas a doença pode ser controlada através do uso de medicamentos adequadamente prescritos por dermatologistas.

CASPA FAVORECE A QUEDA? MITO OU VERDADE?

VERDADE. A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, caracteriza-se por uma oleosidade excessiva no couro cabeludo (seborreia), seguida por inflamação e depois descamação. A inflamação (irritação) produz uma vermelhidão e atinge as camadas superficiais do couro cabeludo. Já a descamação pode variar de finas escamas (lembrando polvilho) a intensas, formando crostas, muitas vezes aderidas e que ao serem removidas deixam o couro cabeludo ferido. Esse processo inflamatório mesmo sendo superficial pode acabar atingindo as células-tronco do cabelo que também se localizam superficialmente, próximas às glândulas sebáceas do couro cabeludo. Nesse caso, em pacientes com estágios iniciais de alopecia androgenética, pode ser acelerada a perda capilar, quando não tratada adequadamente.

A LIMPEZA DIÁRIA DO COURO CABELUDO DIMINUI A CASPA? MITO OU VERDADE?

VERDADE. Uma boa higienização do couro cabeludo com shampoo adequado remove as escamas, a oleosidade e diminui a ação dos fungos e bactérias, por consequência, apresenta melhora da seborreia e a redução da caspa. Quando os cabelos estão sujos, os poros ficam obstruídos e isso compromete o seu crescimento.

QUEDA

É NORMAL OS CABELOS CAÍREM APÓS O PARTO? MITO OU VERDADE?

VERDADE. Cerca de 4 meses após o parto (ou outro tipo de stress físico ou emocional) muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda levando à perda de mais fios por dia que o normal. Chama-se eflúvio telógeno e estes fios voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo.

USAR BONÉ PREJUDICA OS FIOS E TAMBÉM PODE FAZÊ-LOS CAIR? MITO OU VERDADE?

MITO. O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode aumentar a oleosidade em pessoas com essa predisposição. Por isso, nestes casos, pode aumentar a queda dos fios. No entanto, o boné tem a vantagem de proteger o couro cabeludo da agressão dos raios ultravioletas.

CALVÍCIE TEM TRATAMENTO? MITO OU VERDADE?

VERDADE. Já existem tratamentos dermatológicos com resultados significativos para interromper a queda dos cabelos e até mesmo fazê-los crescer novamente.

APLICAR GEL TODOS OS DIAS ENFRAQUECE OS FIOS? MITO OU VERDADE?

MITO. Usar gel não causa a queda do cabelo, porém não é recomendado dormir com o gel nos fios, pois a haste do cabelo fica endurecida e pode quebrar com mais facilidade.

NÃO SECAR OS CABELOS APÓS O BANHO FAZ CAIR OS CABELOS? MITO OU VERDADE?

MITO. Deixar os cabelos molhados não os faz cair. Se fosse assim, os nadadores, que permanecem horas seguidas dentro da água seriam todos calvos.

MEDICAMENTO PARA TRATAR QUEDA DE CABELO CAUSA INFERTILIDADE? MITO OU VERDADE?

MITO. Há relatos que indicam que menos de 1% dos pacientes apresentaram esse efeito colateral. Além disso, este efeito é totalmente reversível com suspensão do medicamento.

A TINTURA PODE PROVOCAR A QUEDA DOS FIOS? MITO OU VERDADE?

MITO. A maioria das tinturas contém substâncias químicas como o amoníaco, que pode causar danos sérios a estrutura capilar. No entanto, tais produtos agem nos fios, não na raiz do cabelo. Por isso, não interferem na queda, mas podem provocar a quebra dos fios. Afinal todo procedimento químico pode deixar os fios mais fracos e ressecados. A perda de cabelo ocorre somente em casos extremos.

USAR SECADOR E CHAPINHA AUMENTA A QUEDA? MITO OU VERDADE?

MITO. A queda de cabelo está relacionada aos problemas no couro cabeludo e não nos fios. O uso contínuo de secador e chapinha pode provocar a quebra do fio, devido à alta temperatura que danifica as proteínas capilares, tornando-o mais frágil e quebradiço. Como estes aparelhos aquecem os cabelos, se não forem utilizados corretamente e/ou for aplicado um protetor térmico, podem sim danificar a haste do fio. Porém, o uso correto e moderado não prejudica os fios. O ideal é utilizar o secador a baixa temperatura e não aproximá-lo demais do fio para não danificar o couro cabeludo.

CALVÍCIE É UM PROBLEMA SOMENTE MASCULINO? MITO OU VERDADE?

MITO. A calvície é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas também pode afetar as mulheres. Ocorre devido a uma herança genética e o histórico de calvície pode vir do lado materno ou paterno.

Nas mulheres, as principais causas são alterações hormonais ou metabólicas. Deficiência de nutrientes como ferro, zinco e cobre também podem levar à queda. Outras causas como anemia ou alterações tireoidianas estão relacionadas à queda dos cabelos nas mulheres.

CABELO CAI MAIS NO INVERNO E NO VERÃO CRESCE MAIS? MITO OU VERDADE?

VERDADE. Nos meses frios, sensores de luz localizados na pele recebem menos luminosidade. Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. Resultado: além de os fios caírem mais rápido, eles também nascem mais devagar. Como o sol estimula a atividade de alguns hormônios, como a prolactina e a melatonina, que induzem o bulbo capilar a “trabalhar” mais, acaba ocorrendo um aceleramento no crescimento dos fios nos meses mais quentes.

CABELOS MAIS OLEOSOS E COM CASPA TENDEM A CAIR MAIS? MITO OU VERDADE?

VERDADE. A oleosidade impede o crescimento saudável e causa queda.

O aumento da oleosidade pode gerar caspa e descamação no couro cabeludo, e tais problemas podem levar à queda de cabelo.

USAR TODOS OS DIAS SHAMPOO ANTIQUEDA AJUDA A TRATAR O PROBLEMA? MITO OU VERDADE?

MITO. O shampoo antiqueda não funciona, eles são apenas coadjuvantes no tratamento. Isso porque é impossível reverter o quadro de queda só com tais produtos. Mas eles são indicados para manter o couro cabeludo estável e limpo, especialmente quando se verifica a presença de dermatite seborreica ou caspa.

O ESTRESSE ESTIMULA A QUEDA CAPILAR? MITO OU VERDADE?

VERDADE. Assim como todo organismo, o cabelo também sofre com o estresse. Cada pessoa sente e expressa os efeitos do estresse em áreas diferentes do organismo. O estresse contínuo desencadeia o processo de envelhecimento do organismo. Porém normalmente, a perda de cabelo por conta do estresse não é definitiva e ele voltará a crescer normalmente.

DORMIR COM CABELO MOLHADO FACILITA A QUEDA DE CABELO? MITO OU VERDADE?

VERDADE. A umidade dos fios facilita a proliferação de fungos e, consequentemente, a queda de cabelos

ALIMENTAÇÃO E O ESTADO EMOCIONAL INFLUENCIAM A SAÚDE CAPILAR? MITO OU VERDADE?

VERDADE. Quase toda composição capilar é feita de aminoácido. Portanto, uma dieta equilibrada rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixá-los mais fortes. A má alimentação causa a perda de cabelo em diferentes graus. Já o estresse causa alterações hormonais no organismo, favorecendo a queda capilar e impedindo o crescimento do cabelo.

TINTURA

TINGIR O CABELO DESDE CEDO FAVORECE O SURGIMENTO DE CABELOS BRANCOS? MITO OU VERDADE?

MITO. Nada que se faça com a haste do fio vai modificar a sua formação pela raiz.

Geralmente quem começa mais cedo já tem tendência hereditária ao surgimento de fios brancos.

CLORO DANIFICA OS FIOS E DEIXA CABELOS LOIROS ESVERDEADOS? MITO OU VERDADE ?

VERDADE. O cloro retira a hidratação natural dos fios. Os danos causados pelo enfraquecimento e eliminação da proteção hidratante da superfície dos fios dependem do tempo e da frequência de exposição, e também do nível de cloro na água. O cloro age diretamente na pigmentação e proteínas do cabelo, deixando, muitas vezes em pessoas com cabelo de tons mais claros, um tom esverdeado.

TINTURA E LUZES QUEBRAM OS FIOS? MITO OU VERDADE?

VERDADE. O processo químico de tintura, seja qual for o método utilizado, efetivamente causa mudanças na estrutura do cabelo. Alguns dos ingredientes dos colorantes removem a camada protetora hidratante da superfície dos fios (que evita danos severos e dá brilho), deixando o cabelo mais frágil. Com isso, os fios ficam muito mais suscetíveis à quebra ao pentear. Fazer escova ou prender em um rabo de cavalo, por exemplo. Qualquer movimento de fricção irá danificar o cabelo e causar quebra e queda após o tingimento, caso não haja hidratação intensiva e profunda depois do processo. Por essa razão encontram-se mais fios que o normal no pente ou escova nas primeiras lavagens pós-processo químico. Para evitar a quebra e a queda e sentir o cabelo hidratado, brilhante e sedosos novamente, o ideal é usar produtos ultra concentrados em ingredientes hidratantes e vitaminas, como ampolas ou tratamentos intensivos, até 3 vezes por semana ao lavar o cabelo por até 15 dias depois da tintura. Também, sempre que possível , deve-se usar colorações que não contenham componentes químicos agressivos como amônia.

CABELO BRANCO

ARRANCAR UM FIO DE CABELO BRANCO FAZ NASCER ATÉ SETE NO LUGAR? MITO OU VERDADE?

MITO. O fio branco é o primeiro sinal de desaceleração do crescimento capilar, podendo estar ou não relacionado às alterações vitamínicas e da vitalidade capilar. Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também. O mito vem daí, porque depois que a pessoa arranca o primeiro fio branco já começam a surgir outros, que iriam aparecer de qualquer forma e não porque um foi arrancado e estimulou o aparecimento de outros.

SE O FIO BRANCO FOR ARRANCADO, O OUTRO NASCERÁ COM A COR NATURAL? MITO OU VERDADE?

MITO. O cabelo fica branco quando as células próximas das raízes não conseguem fabricar o pigmento melanina, que dá cor aos fios. Em geral, a presença de cabelos brancos é uma condição geneticamente determinada.

CRESCIMENTO

CORTAR O CABELO NA LUA CHEIA ACELERA O CRESCIMENTO. MITO OU VERDADE?

MITO. As fases da lua não estimulam o crescimento capilar. Na verdade, o cabelo é uma pilha de queratina. Tudo o que acontece com ele está na parte interior do couro cabeludo, a três ou quatro milímetros de profundidade.

Nosso cabelo nada mais é do que células mortas impregnadas de queratina.

Portanto, não há uma conexão entre o crescimento dos cabelos com as fases da lua.

CABELO CRESCE MAIS DURANTE A GRAVIDEZ? MITO OU VERDADE?

VERDADE. Estimulado pelos hormônios, o cabelo cresce mais durante a gravidez. Após o parto, a mulher geralmente perde os cabelos que ficaram retidos. O feto consome muito nutriente e se a mulher não faz um acompanhamento ou não tem uma alimentação saudável, ela poderá apresentar uma deficiência de ferro e, consequentemente, sérios problemas de queda de cabelo. Além disso, se a mulher volta a praticar esportes em excesso, os músculos competirão pelo ferro com os cabelos, o que também poderá influenciar na perda de cabelo.

Deixe um comentário

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.