A História da Inoar
A Inoar foi registrada, oficialmente, em outubro de 2008. Mas muito antes disso Inocência Manoel e Alexandre Nascimento trabalhavam no mercado de cosméticos.
Inocência Manoel, segunda filha de Thomaz Manoel e Elza Brasil do Nascimento, trabalhou por anos como cabeleireira e depois foi proprietária de salão de beleza. Desde muito nova dedicava boa parte do seu tempo na busca de novos produtos e ela mesma formulava tratamentos que atingissem o maior grau de eficácia, segurança e performance. Por isso, ficou conhecida como Alquimista dos Cabelos.
Alexandre Nascimento cursou Medicina, mas sempre esteve ligado à área de vendas. Representou marcas de cosméticos internacionais desde sua adolescência.
Juntos eles tinham acesso a produtos das mais variadas marcas e entendiam o mercado como ninguém. Mas não havia ainda um produto que os representasse.
No início do Anos 2000, havia diversos tratamentos para redução de volume, como, por exemplo, a Escova Japonesa. Eram caros e acessíveis a poucos, e os resultados não eram naturais. Por isso, Inocência Manoel formulava ela mesma produtos que usava em seu salão. Os resultados eram muito naturais, e faziam sucesso também entre os profissionais.
Nesta época, Alexandre vendia, com sucesso, produtos de outras multinacionais, o que proporcionou a base administrativa e capital para a criação da Inoar.
O ganho de capital que já havia feito durante anos vendendo cosméticos em salões especializados foi a base para a fundação da Inoar, nome batizado por Alexandre. Sua experiência colaborou para abrir portas entre os profissionais até que, no início de 2007, Inocência chegou à fórmula que deu origem à marca.
Mais suave e com um novo protocolo de uso, oferecia movimento aos cabelos, era menos agressiva e tratava os fios antes, durante e depois de reduzir o volume, oferecendo mais segurança aos cabeleireiros e clientes.
A antiga Inô Oficina do Cabelo, salão localizado em um bairro do Morumbi, em São Paulo, vira point de cabeleireiros em busca de cursos e informações sobre esta fórmula mais acessível e suave de redução de volume. Ali os profissionais se encantavam com o produto e os protocolos de aplicação de Inocência Manoel, que misturava queratina líquida com óleos de tratamento para um resultado seguro nos cabelos.
O sucesso foi tão grande, e os pedidos eram tantos, que a fabricação artesanal já não era mais suficiente.
Alexandre Nascimento fazia as vendas e marcava os treinamentos para Inocência Manoel. Foi dessa combinação que nasceu a Inoar e, para acompanhar o ritmo intenso de uma empresa que crescia rapidamente, em 19/9/2008 é lançado o primeiro site da Inoar.
Desde sua origem, a Inoar cria e produz dezenas de linhas para o tratamento de todos os tipos de cabelos. Conta com o talento e a criação de Inocência Manoel, que sempre foi responsável pelo Desenvolvimento de Novos Produtos, Marketing, Direção de Arte, Comunicação e Inovação; e a Gestão Empresarial, o Desenvolvimento de Produtos e a Base Estrutural da empresa por Alexandre Nascimento.
Faz parte das atividades da empresa o projeto Beleza Solidária, fundado por Inocência Manoel com o objetivo recuperar as identidades de pessoas das bases da pirâmide social por meio da capacitação profissional e de estímulos para o empreendedorismo, incluindo-as como forças produtivas e geradoras de rendas familiares.
Com ações iniciadas em 2010 o Projeto Beleza Solidária participou para a melhoria das condições de vida de centenas de mulheres, homens e suas famílias, tanto por meio de ações de caráter emergencial, quanto por meio de parcerias com instituições beneficentes, e de seus cursos de capacitação, realizados em sua sede na cidade de Assis, interior de São Paulo.
Hoje, a Inoar exporta para mais de 40 países e tem escritórios em mais de 30 cidades ao redor do mundo. A marca tem um portfólio que é sinônimo dessa diversidade, com mais de 300 produtos entre tratamentos, redutores de volumes, valorização de cachos, dermocosméticos, maquiagem e muito mais.
Tudo isso porque seus fundadores, desde o princípio, entenderam que, junto com cada cliente, vem um novo desejo de ver levantar da cadeira uma nova pessoa: mais segura, mais poderosa, ainda mais feliz.