Image Alt

O que é melhor: lavar o cabelo com água quente ou fria?

Lavar o cabelo é uma etapa fundamental dos cuidados com a saúde capilar, e a temperatura da água durante a higienização pode gerar dúvidas: o que é melhor, lavar o cabelo com água quente ou fria?

A escolha da temperatura adequada para lavar o cabelo é essencial para manter a saúde e a beleza dos fios. Tanto a água quente quanto a água fria têm efeitos diferentes no cabelo e podem afetar sua hidratação e aparência geral.

Então, nesse artigo você entenderá quais são as reais vantagens e desvantagens nas temperaturas da água para a saúde capilar. 

Por que é bom evitar lavar o cabelo com água quente? 

Usar água quente para lavar os cabelos é prejudicial porque altas temperaturas sensibilizam o couro cabeludo e a haste capilar de diversas formas. A primeira: água quente pode remover os óleos naturais protetores, o sebo.

Esse desequilíbrio faz com que a pele produza ainda mais oleosidade para se proteger. E ao contrário do que se pensa, ocorre uma falha na redistribuição do óleo natural que produzimos, deixando o couro cabeludo ainda mais oleoso, suscetível a caspa e queda de cabelo.

Outro ponto é que lavar o cabelo com água quente abre as cutículas do fio, provocando perda de nutrientes e resultado em cabelos ressecados, opacos, mais quebradiços, com pontas duplas e muito frizz.

Já a água fria pode ajudar a selar as cutículas do cabelo, mantendo a hidratação e evitando a perda de nutrientes essenciais, resultando em um cabelo mais brilhante e saudável.

O segredo para a saúde capilar consiste em utilizar água morna a fria durante a higienização. Essas temperaturas são suaves, não agredindo o couro cabeludo nem aos fios. Ao agirem de forma mais natural, não interferem na produção de oleosidade e evitam a abertura das cutículas, prevenindo o ressecamento dos cabelos, deixando os fios saudáveis e bem-cuidados.

O que o hábito de lavar o cabelo com água quente pode provocar? 

O hábito de lavar o cabelo com altas temperaturas pode provocar resultados indesejados em fios com coloração e até problemas dermatológicos, como a caspa.

Para exemplificar melhor, entenda três impactos negativos de lavar o cabelo com água quente:

Piora no quadro de caspa

Lavar com água muito quente pode levar à produção excessiva de glândulas sebáceas, o que pode agravar a condição da caspa em indivíduos que já a possuem. Esse efeito pode ser potencializado quando combinado com hábitos como o uso frequente de bonés e gorros, além da aplicação de condicionador na raiz do cabelo. Esses fatores podem contribuir para um aumento na descamação do couro cabeludo, tornando-o mais propenso a problemas como a caspa

Desbotamento da coloração

Para quem não dispensa os fios tingidos, é bom ficar atento. A coloração química aplicada nos fios pode ser afetada pela temperatura da água durante a lavagem. A água quente tende a acelerar o desbotamento da cor, especialmente quando a lavagem é frequente. Isso ocorre porque a água quente pode abrir as cutículas do cabelo, permitindo que as moléculas de cor da tintura sejam liberadas mais facilmente, resultando no desbotamento da cor.

Perda na definição dos cachos

Crespas e cacheadas, atenção! As temperaturas elevadas podem prejudicar a definição dos seus cachos. Isso porque as cutículas dos fios se abrem e perdem nutrientes importantes para a hidratação. Afinal, manter o cabelo hidratado é requisito fundamental para aquele cacho de respeito. 

Rotina para cabelos mais saudáveis e brilhosos

Em resumo, devemos evitar ao máximo lavar o cabelo com água muito quente, mas é importante frisar que não faz bem ao cabelo dar choque térmico no cabelo finalizando com a lavagem com água fria. Esse truque não vai reverter o quadro de ressecamento ao qual o cabelo foi exposto com temperaturas elevadas. O ideal é optar por lavar o cabelo com água morna a fria, essas temperaturas são mais suaves e ajudam a preservar a hidratação dos fios.

Além disso, para oferecer ainda mais brilho e saúde aos cabelos, é essencial adotar uma rotina de hidratação e cuidados com produtos adequados para cada tipo de cabelo,

Para cabelos danificados, ou que sofrem ações químicas e do ambiente, a linha Absolut Daymoist é essencial para os cuidados. Ela é formulada para restaurar e proteger os cabelos da ação do calor e evitar o desbotamento da coloração. A alta concentração de ingredientes hidratantes evita a perda de água do interior da fibra capilar. Como resultado, o cabelo é renovado, adquire um aspecto saudável e hidratado.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nosso blog para quem gosta de cuidar dos cabelos com praticidade e eficácia. Na Inoar, você encontra uma gama enorme de produtos para todos os tipos de cabelo, clique aqui e confira.

Deixe um comentário

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.