Image Alt

Árvore de argan: entenda a sua importância para o planeta

Você conhece a árvore de argan? Ela é marroquina e aclamada por ser capaz de gerar renda, além de aumentar a resiliência e proporcionar melhorias na adaptação do clima, atravessando as dimensões econômicas, sociais e ambientais quando o assunto é o desenvolvimento sustentável. 

Marrocos está entre os países mais prósperos da África e, quase metade da população, trabalha no campo e é nele que as maiores riquezas estão. 

Os frutos da árvore de argan, para os marroquinos, vale tanto quanto o ouro, mas a sua diferença está no fruto do argan, colhido de maneira especial, pois são as cabras que escolhem e retiram os frutos da árvore. 

Para isso, elas sobem nos galhos para comer os frutos, fazendo com que o processo seja inteiramente natural.

As cabras retiram os frutos dos galhos e tentam comer, porém a noz do Argan é dura e elas não conseguem ingerir, sendo assim, botam para fora e é desses frutos que nasce o óleo de argan. 

A produção artesanal do óleo de argan é única e existe para mulheres da região do Marrocos. 

Toda a produção é vendida em pequenas lojas e o argan no país, é utilizado para diversas finalidades, como para cozinhar, dar brilho ao cabelo e até mesmo para o rejuvenescimento. Por isso, atualmente o óleo é considerado em todo o mundo um dos grandes aliados da beleza feminina. 

O que é o óleo de argan?

O óleo de argan é extraído do fruto da árvore proveniente da Argania Spinosa, originária do Marrocos. O óleo é visto como um produto raro e muito utilizado para hidratar os fios dos cabelos e para cozinhar. 

Essa planta se adapta às características naturais do sudoeste de Marrocos, por isso, é muito difícil de ser cultivada em outros locais do mundo. Ela ainda é considerada raridade e no ano de 1999 foi declarada Reserva da Biosfera pela Unesco. 

A árvore pode alcançar até dez metros de altura e viver por até 200 anos. Além disso, seu fruto se assemelha ao da oliveira e de sua semente, se extrai o óleo. 

O óleo de argan conta com diversos benefícios, como:

  • Hidratante;
  • Antioxidante;
  • Antiflamatório;
  • Protetor solar;
  • Cicatrizante.

Além disso, ele pode ser ingerido, pois traz benefícios para a saúde, regularizado o colesterol por conta dos ácidos oleicos presentes e também pode ser usado na culinária, porém, com menos frequência por se tratar de um produto relativamente caro. 

Árvore de Argan e sustentabilidade e economia

Como já citado, a árvore de argan é uma planta tipicamente marroquina e hoje, está sendo muito utilizada em diversos produtos dermatológicos e cosméticos. 

A argânia é parte da tradição marroquina, por isso, é muito importante para a economia do país, pois os produtos à base de plantas vêm sendo cada vez mais vendidos na Europa.

As mulheres são as mais envolvidas na extração do óleo, pois esse conhecimento é passado por gerações. Por isso, essa produção sustentável tem o poder de mover o empoderamento econômico e a inclusão financeira nas comunidades locais, principalmente para quem mora em áreas rurais. 

Esse grupo, em sua maioria, se organiza por cooperativas que promovem oportunidades de empregos e contribuem para a segurança alimentar e erradicação da pobreza do local. 

Além disso, por muito tempo o argan foi pilar nas comunidades rurais indígenas originárias berbere e árabe.

A Organização das Nações Unidas ainda destaca o papel do argan na mitigação e adaptação das mudanças climáticas. Além de conservar a biodiversidade, cultivar as árvores, os ecossistemas e valorizar o patrimônio cultural. 

Por isso que o argan se tornou reconhecido e protegido por diversas entidades da ONU. 

Linha Argan Oil de Inoar

O óleo de argan mudou a história da Inoar. Hoje, ele é um dos principais ativos e está entre os produtos mais vendidos.

A Inoar trouxe o óleo de argan para o Brasil, repaginando e lançando-o como multifuncional para salões, proporcionando um conceito pioneiro no segmento profissional. 

Diversas linhas Inoar contam com o óleo de argan em sua composição. A principal delas é a linha Argan Oil System. 

Argan Oil System é uma fonte poderosa de beleza capilar. Suas múltiplas funções hidratantes e disciplinantes transformam os fios fragilizados ou secos em sedosos, com aparência saudável e toque delicioso.

Shampoo, condicionador, máscara e leave-in devolvem maciez e tratam todos os tipos de fios. A linha possui também o primeiro óleo de argan nacional, que reduz o frizz, deixando os fios muito mais hidratados.

Uma linha completa de cuidados para os cabelos usando o ouro marroquino que é sucesso em diversos países.

E você, já usou a Linha Argan Oil de Inoar?

Gostou do nosso conteúdo? Então siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades INOAR!

Comments

Deixe um comentário

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.