Image Alt

Como cuidar do mega hair, extensões e apliques?

Megahair, extensões, apliques, laces, mechas, fitas. São várias as técnicas que existem hoje para aumentar o comprimento ou o volume dos fios.

 

Muitos artistas e influenciadoras digitais utilizam os alongamentos e foi-se o tempo em que isso era segredo. Hoje é possível, inclusive, acompanhar a rotina de celebridades inserindo suas extensões e fazendo manutenção, um passo extremamente importante para a durabilidade e o efeito final do cabelo.

 

A regra de ouro para o cuidado de suas extensões é: lide com elas como se elas fossem o seu cabelo natural. Isso vale para lavagens, químicas e para a etapa de secar.

 

É preciso bom senso e cuidado para a lavagem. A recomendação dos especialistas é lavar quando houver acúmulo de produto, e com produtos adequados para isso.

 

Neste artigo vamos ensinar você a cuidar de suas extensões para que elas durem mais e permaneçam sempre belas, em poucos passos.

 

Primeiro Passo: Pentear

 

Uma das etapas que você não pode esquecer antes de molhar suas extensões é pentear os fios. Além de alinhar a mecha, ter ela bem desembaraçada antes de estar molhada garante que os fios não arrebentem. Ao escovar suas extensões, recomendamos começar de baixo para cima para remover suavemente os nós difíceis, sem puxar o cabelo. Recomendamos o uso de um pente de dentes largos ou uma escova de cerdas macias para esta etapa.

 

Segundo Passo: Lavar

 

O melhor local para você lavar suas extensões em casa é a pia do banheiro, porém você deve se certificar que o ralo tenha tampa e que todo o ambiente esteja limpo, sem produtos químicos. Com o ralo vedado, encha a pia de água morna e dissolva 2 pumps de shampoo na água, agitando para espalhar bem o produto.

 

Recomendamos o uso de produtos capilares sem álcool, sem sulfatos e projetados para cabelos coloridos, com mechas, danificados ou quimicamente tratados, como, por exemplo, a linha Inoar CicatriFios. Vegana, sem silicones e sem petrolatos, ela deixa os fios perfeitamente limpos, soltinhos e macios.

 

Dicas para lavar mechas e apliques:

 

Lave cuidadosamente uma mecha de cada vez, para evitar emaranhados.

Se você estiver lavando o cabelo loiro, aposte na linha Inoar Speed Blond.

 

Para lavar a mecha, segure com uma das mãos a sua parte superior e mergulhe os fios na água, lavando delicadamente. Não use força. Enxágue abundantemente com água limpa.

 

Terceiro Passo: Tratamento com máscara

 

Com os fios limpos e úmidos, aplique uma quantidade generosa de máscara capilar em cada mecha, de cima para baixo. Para que o produto seja absorvido, junte suas extensões e enrole-as cuidadosamente. Coloque-as em uma touca de banho (o tempo pode variar de 5 minutos ou você pode deixar durante toda a noite, por exemplo) Isso ajudará a selar a umidade nos fios enxágue bem cada mecha, com água morna para fria certificando-se de que não haja resíduos, facilitando assim o selamento das cutículas do fio.      

 

Quarto Passo: Condicionar

 

Com as mechas limpas e após o enxágue da máscara, aplique condicionador em cada uma, de cima para baixo, massageando o produto de forma que penetre na fibra.

Deixe agir por 3 minutos e depois enxágue bem.

 

Depois de deixar suas mechas com máscara capilar (o tempo pode variar de 5 minutos ou você pode deixar durante toda a noite, por exemplo), enxágue bem cada mecha, certificando-se de que não haja resíduos, com água morna para fria, fechando assim as cutículas do fio.       “ Achei  interessante essa parte junto com a máscara” eu subi, veja o que acha.

 

Quinto Passo: Secar

 

Com as mechas sobre uma toalha, aperte delicadamente o tecido para remover o excesso de água, sem esfregar. Se puder, deixe suas extensões secarem ao ar livre, certificando-se sempre que todas as suas partes estão completamente livres de umidade. 

 

Sabemos que pentear os fios úmidos não é o melhor cenário, pois é quando o cabelo está fragilizado. No entanto, para alinhar os fios, você pode usar um pente largo, no sentido das pontas para raiz. ou de baixo para cima.

 

Se necessário, utilize secador em suas mechas, borrifando um spray termoativado para proteger os fios, como o Leave-In Inoar Absolut DayMoist. Procure uma temperatura média para secar as mechas e não escove de imediato. Comece secando de cima para baixo  soprando o vento nessa direção para não embaraçar. Depois que 90% da umidade for retirada, você pode escovar a mecha.

 

Ah, e você sempre pode usar uma gotas de Óleo de Argan Inoar para finalizar e evitar que os fios fiquem com frizz.

 

Quer saber mais?

Confira as dicas do Centro Técnico Inoar: Dicas de lavagem com as telas na fixas no seu cabelo natural ou em telas soltas. 

 

Dicas antes de iniciar a lavagem:

 

Sempre é importante relembrar que os cabelos são células mortas, e necessitam de cuidados especiais para se manterem bonitos e brilhantes. Nos casos dos cabelos de apliques, os cuidados devem ser redobrados, pois os fios não têm mais a ligação direta com o bulbo capilar, e o ideal é sempre usar linhas de shampoo hidratantes e nutritivas, à base de óleos e manteigas, como por exemplo Inoar Absolut Daymoist.

 

Uma dica de ouro é lavar os cabelos pelo menos 3 vezes na semana, isso evita excesso de sujidade, e oleosidade natural, evita o entupimento dos poros da pele, obstrução do bulbo capilar e crescimento microbiano, e também o embaraçamento excessivo dos fios. 

 

Atenção para as dicas: 

  • Antes de iniciar a lavagem, desembaraçar os fios com escova no estilo raquete, com cerdas macias e maleáveis. Em alongamentos de tic tac, tecido em telas, é comum caírem fios ao pentear. Para evitar que isso ocorra, aplicar antes o Argan Oil Inoar, isso faz com que os fios deslizem com maior facilidade ao pentear. 
  • Molhar os fios com água morna ou fria em abundância.
  • Usar Shampoo de pH neutro e sem sal, o ideal é aplicar uma pequena quantidade de shampoo somente na raiz, em caso dos apliques fixos, e em caso de telas tic tac, aplicar próximo ao tecimento, massagear suavemente e levar a espuma aos poucos para o comprimento e pontas.   
  • Não esfregue os fios; não friccione, faça movimentos circulares  com as mãos firmes porém de modo gentil. Se necessário repita a operação com o shampoo. 
  • Em seguida aplique a máscara pois os principais ativos de óleos e manteigas estão nas máscaras. Eles serão os responsáveis por proporcionar emoliência, desembaraço e promover um brilho intenso para os fios. Aplicar somente no comprimento e pontas; assim você evita que os poros fiquem entupidos e previne que a raiz dos cabelos fique com aspecto pesado e oleoso, e de quebra foge de probleminhas como caspa e descamação. Em  caso das telas tic tac que são usadas de forma intercalada, ao lavar fora da cabeça, pode aplicar a máscara por completo, passando os dedos  desembaraçando os fios. Depois penteie com uma escova raquete, suavemente. 
  • Para finalizar, aplique o condicionador e também siga o mesmo protocolo de aplicação da máscara. É o condicionador que será o responsável por proporcionar o selamento completo das cutículas. 
  • Ao enxaguar o condicionador, seque o cabelo gentilmente com uma toalha macia de algodão, apertando os fios na toalha. Nunca torça a toalha com os cabelos dentro, evite o atrito entre a toalha e os fios, não friccione a toalha nos cabelos, esse movimento, além de embaraçar demais, aumenta o frizz.
  • Para secar os fios sempre aplique um leave-in com proteção térmica, os leave-ins são cremes ou fluidos sem enxágue que vão dar continuidade ao tratamento que você realizou na lavagem dos fios. Aplique a quantidade adequada na palma das mãos, no caso dos leave-ins que são em creme, espalhe somente no comprimento e pontas. E em caso de leave-ins fluidos borrife diretamente nos fios. Depois, finalize como desejar, secando com um secador ou deixe secar naturalmente. 
  • Você pode aplicar um condicionador hidratante sem sulfato antes e depois da lavagem. Dependendo da mecha, você pode, inclusive, lavar somente com água e condicionador.

Deixe um comentário

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.