Image Alt

Porosidade: o que é e como cuidar?

Conheça os níveis de porosidade capilar e saiba como tratar cada caso

O nível de porosidade do seu cabelo nada mais é do que o fator que determina tanto a absorção, quanto a perda de água e de nutrientes nos fios. Quando a porosidade está alta, significa que suas cutículas estão abertas demais, ou seja: você pode ter problemas como ressecamento, quebra e frizz.

Há três níveis de porosidade capilar: a baixa, a média e a alta. Nos três casos, respectivamente, as etapas mais adequadas para cada um dos casos comparando-os ao cronograma capilar são: hidratação, nutrição e reconstrução.

No caso da alta porosidade, os cabelos estão muito ressecados. Cabelos que apresentam esse aspecto são, principalmente, aqueles que passaram por processos químicos e/ou colorações, por exemplo.

Os fios com porosidade mediana, apresentam um aspecto melhor e, por isso, não necessitam de processos tão intensos de recuperação. Neste caso, usa-se com mais frequência a etapa de nutrição e, como complemento, a umectação.

Por último, existem também os cabelos com baixa porosidade que estão, portanto, com as cutículas mais fechadas. Neste caso, os tratamentos de hidratação são os mais indicados.

Teste de porosidade capilar

Para testar qual é o nível de porosidade e entender qual o melhor tratamento para você, coloque um fio de cabelo seco em um copo de água. Depois de alguns minutos, verifique: o fio que boia tem baixa porosidade; o que fica no meio do copo, possui média porosidade; já o que afunda, por sua vez, apresenta alto nível.

Saiba qual produto usar para cada caso

Baixa porosidade:

A linha Résistance Flor de Lótus é ideal para hidratação e, portanto, para cabelos que apresentam baixo nível. Regenera os fios, deixando-os muito mais macios e maleáveis. As linhas também contam com óleo reparadores, que protegem os fios de fatores externos com eficiência.
Fácil de aplicar, a Mask suaviza, hidrata e recompõe as proteínas do cabelo. Sua formulação contém Queratina Complex, macadâmia e proteínas do trigo. Tem ação condicionante profunda, conferindo brilho e vitalidade aos fios. Ideal para cabelos danificados, ressecados e tratados quimicamente.

Média porosidade:

A linha Blends conta com uma combinação perfeita para cabelos que precisam de nutrição: desenvolvida a partir de um complexo de vitamina C, possui óleo de coco, abacate e argan como elementos em sua composição.

A linha 4D contém Rejucomplex3, manteiga de babaçu e biotina em sua composição, promovendo nutrição aos fios. Atua no comprimento dos fios, na redução do volume, no controle do frizz, para uma superfície selada, e no brilho.

Alta porosidade:

A máscara de Résistance Fibra de Bambu é ideal para reconstrução. Reforça os cabelos enfraquecidos e fortalece os fios, deixando-os com muito mais brilho.

Absolut Daymoist CLR™, por sua vez,possui máximo poder emoliente e ação ultra hidratante, sendo também ideal para cabelos muito danificados. Possui uma fórmula que promove intenso condicionamento e brilho, recuperando a maleabilidade. Restaura e protege os cabelos danificados pela ação do calor, e evita o desbotamento da coloração.

*por Inocência Manoel

Deixe um comentário

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.