Ter cabelos bonitos e saudáveis é o sonho de muitas pessoas. E sabemos que todo o tratamento para os fios começa numa lavagem adequada. Com o tempo, notou-se uma necessidade de proteger os fios de substâncias que servem para limpar, mas acabam também os deixando mais ressecados. Dessa forma, criou-se o pré-poo.
O método nada mais é do que uma preparação para os cabelos receberem a lavagem com shampoo e não sofrerem tanto com a ação dos agentes limpantes: os sulfatos. O produto usado nesse processo pode variar, mas sua função se resume em hidratar e nutrir os fios antes da lavagem propriamente dita.
Em resumo, a utilização desses produtos ajuda a manter a oleosidade natural dos fios, já que, ao lavar, muitas vezes, o shampoo a retira, ressecando os cabelos. Por isso, o recomendado é utilizar shampoo apenas no couro, limpando a oleosidade que se acumula na raiz, mas preservando a nutrição do comprimento e pontas dos fios.
É usado normalmente Pré-shampoo, Condicionadores, Máscara ou Óleo de Coco para esse processo. E cada produto traz consigo uma vantagem para os cabelos. Conheça um pouquinho delas e escolha o melhor para você!
Pré-Shampoo
Com a consistência e formulação bem parecida com a de um condicionador, o pré-shampoo é ideal para quem busca os benefícios do método pré-poo em um produto criado especialmente para o processo.
Assim, o pré-shampoo é capaz de atender as necessidades de nutrição e proteção dos fios antes de receber os sulfatos – mesmo os mais leves, liberados para Low Poo – presentes no shampoo.
Condicionadores e máscaras de hidratação
Os condicionadores e máscaras de hidratação ganham uma nova função no método pré-poo. Isso porque, a hidratação que eles proporcionam e o tratamento intenso pós lavagem, torna-se como uma camada de proteção enquanto os poros ainda estão fechados. Essa camada de proteção nos fios é o princípio do pré-poo.
Óleo de Coco
A maneira mais comum para o uso do óleo de coco nos cabelos é a umectação. E esse processo não deixa de ser uma ótima opção para método pré-poo. 15 a 20 minutos do óleo de coco no cabelo é capaz de repor os nutrientes perdidos e promover a proteção dos fios durante a aplicação do shampoo. Assim, depois do seu uso, basta enxaguar os cabelos e realizar a lavagem normalmente.
IMPORTANTE: Muito conhecido por aqueles que praticam o Low Poo, o método pode ser utilizado por todos, não apenas aqueles que praticam a técnica. O pré-poo pode melhorar o aspecto dos fios que tendem a sofrer pelo uso de sulfatos fortes em shampoos não liberados.
Inocência Manoel