Inocência Manoel

De alquimista dos cabelos
a transformadora de histórias.

Inocência Manoel, segunda filha de Thomaz Manoel e Elza Brasil do Nascimento – de um total de sete -, nasceu na cidade de Alvorada do Sul, no Paraná, mas pode-se dizer que a trajetória da fundadora da marca Inoar e verdadeira alquimista dos cabelos tem suas raízes na cidade de Assis, no interior do estado de São Paulo, onde viveu grande parte do tempo.

Inô, como é conhecida, é formada em teologia na Universidade Estadual de São Paulo e também traz em sua trajetória trabalhos como jornalista e apresentadora de televisão. Entretanto, muito antes disso, sua vocação para o trabalho estético já havia aflorado. Na adolescência criava penteados e cortes e foi uma insatisfação pessoal (os cabelos muito volumosos e crespos) a responsável pela verdadeira busca por tratamentos efetivos para tratar os cabelos.

Com apenas 15 anos de idade, Inô abriu seu próprio salão, nos fundos de casa, e aí não somente o lado alquimista viria a despontar, mas também o lado visionário e empreendedor. Sempre em movimento, uma eterna inquieta, Inô ainda mantinha uma pequena confecção de roupas, que ajudava a manter seus sonhos de um dia criar sua própria marca.

Inô dedicava boa parte do seu tempo na busca de produtos que pudessem deixar seus cabelos lisos e sedosos e oferecia a seus clientes tratamentos exclusivos e diferenciados que ela mesma preparava. Por isso sempre procurava estar atualizada com o mercado, fato que a levou, aos 24 anos de idade, definitivamente para a cidade de São Paulo.

Na capital, o startup de um novo salão, em bairro nobre, com boa clientela. Mas não podia ser um salão comum. Inô entregava mais, e passou a também vender seus cremes. Não demorou muito para que um famoso cabeleireiro francês descobrisse os talentos daquela moça que parecia ter a fórmula mais desejada de todos os tempos. Inô sempre estudava as fórmulas dos produtos mais revolucionários, ao mesmo tempo que pesquisava os ativos no mercado nacional para criar um produto melhor e mais acessível.

O sucesso era tão grande, e os pedidos de compra de amigos cabeleireiros eram tantos, que sua fabricação artesanal já não era mais suficiente. A evolução dos tratamentos capilares desenvolvidos por Inocência Manoel resultou no surgimento do Tratamento Capilar Marroquino, mais conhecido como Escova Marroquina, que era ainda melhor do que a Escova Japonesa - febre na época, porém, muito cara. A Escova Marroquina criada pela Inô foi o primeiro produto do tipo no Brasil, algo nunca antes visto, sucesso absoluto, que abre a fundação da marca Inoar, uma parceria de Inô com seu filho, o empresário Alexandre Nascimento.

Desde 1999, a Inoar cria e produz dezenas de linhas para o tratamento de todos os tipos de cabelos. A marca, por exemplo, foi também a primeira trazer para o Brasil o óleo de Argan, outro líder de vendas por aqui.

Extremamente profissional e workaholic, quem conhece Inocência Manoel logo descobre um outro lado seu: o da solidariedade e o da grande vontade de ajudar. Por isso, enquanto a cabeça está nos negócios, a alma fica com o projeto Beleza Solidária, da Inoar. O projeto tem sede na cidade de Assis e é itinerante, chegando ao mundo todo através de parcerias.

No Beleza Solidária, as mulheres de comunidades menos favorecidas são atendidas, recebem cursos para que possam dar início a um negócio próprio. O objetivo é fomentar e estimular o empreendedorismo nas camadas de baixa renda, que dificilmente recebem incentivos. Com isso, Inô deseja compartilhar sua história e dizer a todas as mulheres que podem ser protagonistas das suas vidas e não assumir uma posição pacífica frente às dificuldades. Por meio do Beleza Solidária, Inô e Alexandre Nascimento fazem o que podem para ajudar pessoas que precisam de verdade, transformando não somente cabelos: transformando vidas.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece na Inoar? Inscreva-se!