Image Alt

Cachos na quarentena: como manter a saúde dos fios?

Durante o período, escolha os produtos de tratamento e finalização ideais para a sua curvatura

Quem tem cabelos cacheados sabe que, para manter a hidratação e a saúde dos fios em dia, é necessário seguir uma rotina capilar. Durante a quarentena, entretanto, enquanto as idas ao salão e a manutenção do seu corte estão temporariamente vetadas, é possível conservar os fios em ordem e bem definidos em casa, apenas com a ajuda dos produtos certos para o seu tipo de curvatura (2A, 2B e 2C – ondulados; 3A, 3B e 3C – cacheados; 4A, 4B e 4C – crespos).

Veja, no texto de hoje, algumas dicas para cuidar e finalizar seus cabelos ondulados, cacheados, crespos ou afro durante o período de isolamento.

– Mantenha o cronograma capilar em dia

Cabelos cacheados têm o ressecamento natural das pontas como uma de suas principais características, por conta do formato em espiral, que impede a oleosidade da raiz de chegar ao fim do comprimento. Para manter os fios bem hidratados de acordo com a necessidade de cada tipo de curvatura, leia nosso texto completo sobre cronograma capilar aqui no blog da Inoar (clique no link). Nossa dica de produto, neste caso, são as máscaras de cronograma da linha Doctor, ou misturar as nossas opções, escolhendo as mais adequadas para cada etapa, de acordo com sua preferência.

– Faça umectações periodicamente

A umectação é importantíssima para os fios cacheados. Ela trata o ressecamento de maneira mais profunda e consiste em aplicar óleos específicos, da raiz até as pontas, enluvando mecha a mecha e massageando o couro cabeludo, para tirar a textura áspera e estimular o crescimento, respectivamente. A técnica repõe lipídeos e nutrientes e sela as cutículas. Nossa dica, nesse caso, é o Óleo de Coco da Inoar.

– Cuidado com o excesso desnecessário de finalizadores

Principalmente porque sua rotina durante a quarentena será em casa evite, durante o período, usar excesso de produto nos fios para finalizá-los. Isso fará com que o cabelo seque mais rápido naturalmente e difusor, evitando assim, também o excesso de calor.

– Leave-in, ativador de cachos ou creme de pentear: qual deles é melhor para a curvatura dos meus fios?

Você sabe a diferença entre leave-in, ativador de cachos e creme de pentear? Todos eles são cremes sem enxágue, que auxiliam a manter o processo de hidratação realizados nos fios durante a lavagem. Porém, cada um tem a sua particularidade. 

Os três tipos de produto se diferem, principalmente, em consistência. O leave-in tem uma consistência mais leve, não muito viscoso; o creme de pentear e o ativador de cachos, por outro lado, são produtos com uma consistência mais concentrada. Isto define também o uso para cada tipo de cabelo nos quais podem ser aplicados.

As misturas dependem de cada tipo de cabelo. Cabelos lisos ou ondulados, por exemplo, podem pesar ou apresentar aspecto áspero com cremes mais encorpados.

Se você tem os cabelos com a curvatura mais aberta, como é o caso dos ondulados, um leave-in é suficiente. Se você possui cabelos com cachos mais fechados, escolher um ativador de cacho ou um creme de pentear é o ideal. Os cabelos do tipo 2 (ondulados, com curvas mais abertas) têm maior tendência à oleosidade e, por isso, se adequam melhor aos leave-ins, por terem texturas mais leves.

Já os fios dos tipos 3 e 4, se adequam com os três.  Porém, cremes de pentear e ativadores de cachos, principalmente, irão auxiliar manutenção da hidratação e definição dos cachos.

– Como usar os finalizadores?

Para os três tipos de produtos, a forma de utilização é igual. Após lavar os cabelos, aplique o leave-in, o creme de pentear, ou o ativador de cachos nos cabelos, do comprimento até pontas, evitando sempre o aplicar diretamente no couro cabeludo. Após a aplicação, finalize como preferir.

– O leave-in normalmente possui proteção térmica?

No caso dos produtos da marca Inoar, todos os finalizadores contêm proteção térmica.

Confira as opções de finalizadores da Inoar:

– Leave-in: linhas Vegan, Résistance Flor de Lótus, Résistance Fibra de Bambu, Blends, CicatriFios, Afro Vegan;
– Ativador de cachos: linha Afro Vegan;
– Creme de pentear: linha Meu Cacho, Meu Crush, Blends, Argan Oil System;
Gel finalizador: linha Divine Curls.

Deixe um comentário

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados ​​.